X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

FBI revela plano para matar Elizabeth II

Integrante do grupo paramilitar irlandês IRA planejou o assassinato da rainha em 1983, durante uma visita à Califórnia, nos EUA


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem FBI revela plano para matar Elizabeth II
Após a morte da monarca, em setembro do ano passado, o FBI publicou uma série de arquivos relacionados às suas visitas de Estado aos Estados Unidos |  Foto: Reprodução Twitter @royalfamily

Documentos do FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, divulgados na última sexta (26) revelam que a rainha Elizabeth 2ª, que morreu em 2022, enfrentou uma ameaça de assassinato durante uma visita à Califórnia, nos EUA, em 1983.

Após a morte da monarca, em setembro do ano passado, o FBI publicou uma série de arquivos relacionados às suas visitas de Estado aos Estados Unidos. 

Um dos papéis mostra como a polícia federal americana se planejou para um atentado do IRA, o Exército Republicano Irlandês Provisório, um grupo paramilitar da Irlanda.

Leia mais notícias Internacionais aqui

A ameaça de assassinato foi feita a um policial em São Francisco, segundo o documento. O agente conheceu um homem no pub irlandês que frequentava na cidade californiana, que depois telefonou para contar seu plano. Ele alertou o FBI sobre a ligação em seguida.

O policial disse que o homem estava em busca de vingança por sua filha, que “foi morta na Irlanda do Norte por uma bala de borracha”. A ameaça foi feita em 4 de fevereiro de 1983, cerca de um mês antes da visita da rainha Elizabeth II e de seu marido, o príncipe Philip, à Califórnia.

“Ele ia tentar ferir a rainha Elizabeth e faria isso jogando algum objeto da ponte Golden Gate no iate real Britannia, quando ele passasse por baixo (da ponte), ou tentaria matar a rainha Elizabeth 2ª quando ela visitasse o Parque Nacional de Yosemite”, informou o documento.

Em resposta à ameaça, o Serviço Secreto planejou “fechar as passarelas da ponte Golden Gate quando o iate se aproximasse”. 

Não está claro quais medidas foram tomadas em Yosemite, mas a visita real ao parque ocorreu normalmente. Nenhum detalhe sobre prisões foi publicado pelo FBI.

Tensões

O arquivo de 102 páginas foi publicado no Vault, o site de informações do FBI, na última segunda-feira, após uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação enviada pela mídia americana.

Muitas das visitas de estado da rainha aos Estados Unidos, incluindo a visita de 1983 à Costa Oeste, ocorreram durante tensões elevadas na Irlanda do Norte.

O primo de segundo grau da rainha, Lord Mountbatten, foi morto em um atentado do IRA na costa do condado de Sligo, na República da Irlanda, em 1979.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: