X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Ex-senador Joseph Lieberman, candidato a vice de Al Gore morre aos 82 anos


Morreu aos 82 anos o ex-senador dos Estados Unidos Joseph Lieberman, candidato a vice-presidente de Al Gore na eleição de 2000, quando os democratas foram derrotados por George W. Bush e Dick Cheney em disputa acirrada e decidida na Suprema Corte. Segundo o comunicado emitido pela família, ele teve complicações após sofrer uma queda.

"Sua amada esposa, Hadassah, e seus familiares estavam com ele quando ele faleceu", disse o comunicado.

A chapa Lieberman-Gore conquistou uma estreita vitória no voto popular, mas a contagem de delegados do Colégio Eleitoral foi parar na Justiça. E a Flórida foi decisiva naquele ano.

Com a aparente vitória dos republicanos no Estado, Al Gore chegou a ligar para Bush e reconhecer a derrota. Mas a margem foi se estreitando drasticamente com a chegada dos votos de diferentes condados na apuração. O democrata então fez outro telefonema e voltou atrás. Os americanos ficaram por 36 dias sem saber quem seria o próximo presidente até que a Suprema Corte decidiu em favor de George W. Bush.

Na eleição seguinte, Lieberman tentou ser indicado como candidato do Partido Democrata à presidência, mas foi prejudicado pelo apoio à Guerra no Iraque, lançada por Bush, e não conseguiu ser nomeado.

Em 2008, rompeu com o partido e quase se tornou companheiro de chapa do republicano John McCain como independente. Segundo Steve Schmidt, que administrou a campanha, o republicano estava fortemente inclinado a escolher o amigo, mas recuou diante da pressão que sofreu dos conservadores pelo histórico liberal de Lieberman e decidiu apontar Sarah Palin como vice no último minuto.

Naquele ano, irritaria democratas ao provocar Barack Obama na convenção nacional do Partido Republicano, mas depois se reconciliaria e apoiaria Hillary Clinton e Joe Biden em disputas presidenciais.

Ao longo de sua trajetória política, foi eleito quatro vezes senador pelo Estado de Connecticut, sendo a primeira delas em 1988. Apesar do perfil independente, era elogiado por democratas por suas posições em pautas como os direitos da população LGBT, aborto e causas ambientais.

Depois de se aposentar do Senado, em 2013, ele reconheceu: "nem sempre se enquadrava confortavelmente nas caixas políticas convencionais". Lieberman então seguiu ativo como advogado em Nova York.

Na última década, ajudou a liderar o No Labels, um movimento de centro que promete apresentar candidatos ainda não identificados para presidente e vice nas eleições deste ano. A ideia é criticada por grupos políticos alinhados como democratas que temem o impacto dessa "terceira via" na disputa e um possível favorecimento de Donald Trump. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: