X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Ex primeiro-ministro holandês e mulher morrem "de mãos dadas" por eutanásia

Dries van Agt e sua esposa Eugenie fizeram eutanásia bilateral


Imagem ilustrativa da imagem Ex primeiro-ministro holandês e mulher morrem "de mãos dadas" por eutanásia
O ex-primeiro-ministro holandês Dries van Agt morreu por eutanásia legal, “de mãos dadas” com sua esposa Eugenie |  Foto: Universidade Radboud

O ex-primeiro-ministro holandês Dries van Agt e sua esposa Eugenie van Agt Krekelberg morreram após realizarem uma eutanásia bilateral. O casal esteve junto por mais de setenta anos e estava com saúde debilitada. As mortes por injeção letal foram anunciadas nessa sexta-feira (09).

O Fórum de Direitos, uma organização de direitos humanos fundada por Agt, anunciou a morte do casal. Ambos tinham 93 anos e morreram na segunda-feira (05) na sua cidade natal, Nijmegen, na Holanda.

“Ele morreu junto, de mãos dadas com sua amada esposa, Eugenie van Agt Krekelberg,  com quem esteve junto por mais de setenta anos, e a quem sempre se referiu como ‘minha garota’”, disse a organização sem fins lucrativos no comunicado. As informações são do site 90Goals. 

Tanto Agt quanto sua esposa já estavam com a saúde debilitada há algum tempo antes de decidirem morrer. Em 2019, o ex-primeiro-ministro sofreu uma hemorragia cerebral durante um discurso que realizava em uma cerimónia em memória dos palestinianos, causa pela qual se dedicou nas últimas décadas da sua vida. Desde então ele não havia se recuperado totalmente.

Segundo informações, o casal estava muito doente e por isso escolheu a eutanásia, que ocorreu de forma legalizada. Gerad Junkman, diretor da organização sem fins lucrativos que anunciou a morte, afirmou que os dois “não conseguiam viver um sem o outro”.

No processo de eutanásia bilateral, duas pessoas recebem uma injecção letal ao mesmo tempo. O recurso ainda é relativamente raro nos Países Baixos, mas está ganhando popularidade. Vinte e nove casais escolheram a morte dupla em 2022, contra 16 casais que escolheram em 2021 e 13 no ano anterior.

Van Agt ocupou vários cargos políticos ao longo da vida, e foi primeiro-ministro dos Países Baixos de 1977 a 1982. Após uma visita a Israel em 1999, ele se tornou mais expressivo em seu apoio ao povo palestiniano.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: