X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Ex-presidente da França é condenado à prisão por subornar juiz


Imagem ilustrativa da imagem Ex-presidente da França é condenado à prisão por subornar juiz
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy |  Foto: Arquivo / Agência Brasil

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy (2007-2012) foi condenado nesta segunda-feira (1º) a três anos de prisão, um deles em regime fechado, por corrupção e tráfico de influência. Apesar do resultado, inicialmente o político não deve ir para prisão e poderá cumprir a pena de um ano em casa, desde que use tornozeleira. Caso ela cometa outro crime nesse período, a pena seria ampliada para três anos e ele provavelmente teria que ir para um presídio.

Apesar de estar oficialmente aposentado da vida pública, Sarkozy ainda mantém forte influencia na política francesa, em especial dentro de seu partido, o centro-direitista Republicanos.

Durante sua trajetória, Sarkozy ficou conhecido como um político linha-dura, responsável por dar uma guinada à direita dentro do movimento conservador francês.

Essa é a primeira vez na história do país que um ex-presidente é condenado por um caso de corrupção que aconteceu durante seu mandato. Antecessor e um dos padrinhos políticos de Sarkozy, Jacques Chirrac (1995-2007) também foi condenado por corrupção, mas o caso era relativo a irregularidades cometidas quando ele era prefeito de Paris e não ocupante do Palácio do Eliseu.

Nem Sarkozy nem seus advogados se manifestaram após o resultado. A expectativa é que a defesa entre com um pedido de apelação em uma corte superior, o que deve atrasar o início da pena.

O tribunal de Paris decidiu que houve um "pacto de corrupção" entre o ex-presidente de 66 anos, seu advogado Thierry Herzog e o ex-magistrado Gilbert Azibert -os três receberam a mesa sentença.

De acordo com os investigadores, conversas grampeadas entre o ex-presidente e seu advogado revelaram a existência do acordo. Sarkozy teria tentado obter informações secretas do chamado "caso Bettancourt" com Azibert, que tuava na principal corte de apelação do país.

O caso envolve a herdeira da empresa de cosméticos L'Oréal, Liliane Bettencourt. Sarkozy foi acusado de ter se aproveitado da senilidade mental dela para obter doações acima do teto legal e financiar sua campanha presidencial de 2007.

Quando era presidente, Sarkozy teria pedido que o juiz passasse informações confidenciais do andamento dessa investigação. Em troca, ele teria prometido ajudar o magistrado a conseguir um cargo no Conselho de Estado de Mônaco -órgão principalmente simbólico, que tem como principal função aconselhar o príncipe monegasco (atualmente Alberto 2º) em questões relativas à segurança publica e à Justiça.

A denúncia contra o ex-presidente no caso Bittencourt, no qual era acusado de ter recebido o financiamento ilegal, já tinha sido foi arquivada em 2013.

Sarkozy afirma ser inocente também no atual processo e ressalta que Azibert nunca conseguiu o cargo em Mônaco. No entanto, sob a lei francesa, o crime de corrupção pode consistir em simples ofertas ou promessas. O juiz também teria tentado influenciar o julgamento de seus colegas magistrados.

Na sentença desta segunda, o juiz afirmou que o ex-presidente "sabia que estava agindo errado" e que as ações dos três envolvidos deram ao público uma imagem muito ruim da Justiça.

O ex-presidente terá dez dias para recorrer da sentença, afirma ser vítima de uma "caça às bruxas" feita por procuradores fiscais.

Os promotores descobriram o caso enquanto investigavam outra acusação, a de que ele teria recebido recursos da ditadura líbia de Muammar Gaddafi para financiar a campanha eleitoral de 2007, na qual foi eleito presidente da França -esse caso ainda não foi julgado.

Durante o começo de seu mandato, Sarkozy teve proximidade com Gaddafi. O ditador chegou a ser recebido em Paris, em 2007. No entanto, em 2011, a França ajudou a retirá-lo do poder durante a Primavera Árabe, inclusive com apoio militar aos rebeldes. O ditador foi morto enquanto tentava fugir.

Sarkozy nasceu em Paris, em 1955. Após se tornar advogado, entrou para a política nos anos 1980 e foi eleito prefeito de Neuilly-sur-Seine, uma das regiões que formam a Grande Paris. Ele ficou no cargo até 2002.

Depois disso, ele foi ministro do Interior de Chirac e ganhou fama nacional. Em 2005, quando ocupava a pasta, Sarkozy coordenou a resposta a uma onda de distúrbios violentos nos subúrbios de Paris, e obteve apoio entre os conservadores por adotar uma linha dura.

Dois anos depois, ele conquistou a Presidência com a promessa de fazer reformas econômicas, para reduzir impostos e liberalizar a economia, tema polêmico na França, onde sindicatos são fortes na defesa de direitos trabalhistas.

A vida pessoal de Sarkozy também chamou a atenção da imprensa. Durante o mandato, ele se separou da esposa, Cecília, e se casou com a cantora Carla Bruni.

Sarkozy perdeu a reeeleição em 2012, para o socialista François Hollande. Ele disputou as primárias presidenciais em 2016, mas teve votação baixa e disse que se retiraria da política depois disso.

O ex-presidente enfrenta também outro processo, que deve ir a julgamento a partir de 17 de março, por gastos irregulares na campanha de 2012.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: