X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cortes de energia afetam Ucrânia depois de ataques russos contra infraestrutura do país


Ouvir

Escute essa reportagem

A Ucrânia registrou cortes de energia elétrica na maior parte do país neste domingo, 2, depois de ataques russos em larga escala contra a infraestrutura ucraniana. Os russos também reivindicaram na região de Donetsk após ações com drones e mísseis que feriram pelo menos 19 pessoas.

O operador estatal da rede elétrica da Ucrânia, Ukrenergo, disse que os cortes afetaram tanto consumidores industriais quanto residenciais. Ataques russos contínuos à rede elétrica da Ucrânia nas últimas semanas vêm obrigando o governo a instituir apagões nacionais rotativos.

Entre os ataques mais significativos estão um contra uma barragem em abril, que danificou a maior usina termelétrica de Kiev, e outro em 8 de maio, que visou instalações de geração e transmissão de energia em várias regiões.

Armas norte-americanas

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, confirmou que o presidente Joe Biden permitiu que a Ucrânia usasse algumas armas fornecidas pelos EUA para atacar dentro da Rússia e aliviar a "incrível pressão descendente" que a Rússia colocou sobre Kharkiv.

No início desta semana, quatro funcionários dos EUA, que pediram anonimato, disseram que o presidente Joe Biden havia autorizado a iniciativa.

Segundo Kirby, o aval é limitado à região de Kharkiv e "no que diz respeito aos tipos de alvos que podem atingir, e o quão longe podem ir", disse neste domingo no programa This Week With George Stephanopoulos, da ABC. Fonte: Associated Press

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: