Comitê dos Estados Unidos decide sobre acusações penais contra Trump
Comitê que investiga ataque de 6 de janeiro de 2021 sugeriu à Justiça processar o ex-presidente dos EUA por quatro crimes
Escute essa reportagem
O comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que investiga a invasão do Congresso em 6 de janeiro de 2021 pediu nesta segunda (19) o indiciamento do ex-presidente Donald Trump por quatro crimes relacionados à recusa em aceitar o resultado da eleição presidencial de 2020.
São eles: obstrução de procedimento oficial; conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para fazer uma declaração falsa; e incitação, assistência ou ajuda a insurreição.
Isso atrapalha os planos de Trump, que já está em pré-campanha para voltar à presidência dos EUA. Ele quer ser o candidato do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca em 2024.
Ontem foi o último encontro do comitê, em uma sessão com forte apelo emocional transmitida pelos principais canais da TV aberta americana, que encerrou com acusações fortes contra Trump.
O resumo veio nas palavras do presidente do comitê, Bennie Thompson: “(Trump) perdeu a eleição de 2020 e sabia disso, mas optou por tentar permanecer no cargo por meio de um esquema complexo para anular os resultados e bloquear a transferência de poder”, disse, na abertura da sessão.
A listagem de supostos crimes cometidos é um pedido para que o Departamento de Justiça indicie Trump por esses crimes, com as provas levantadas e organizadas pelo comitê, mas o grupo em si não tem poder de conduzir um processo contra o ex-presidente na Justiça.
A reunião de ontem foi, provavelmente, a última reunião pública do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso (o edifício é conhecido como Capitólio).
No dia 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores de Trump se reuniram na capital dos EUA, Washington, e invadiram o Capitólio. Naquele dia, ocorria a oficialização do resultado das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.
Os apoiadores tentaram impedir a transferência pacífica de poder para Biden. Eles repetiram as falas que o próprio Trump havia dito: que a derrota nas eleições de 2020 para Biden foi resultado de fraudes generalizadas.
Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente, e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu milhões de dólares em danos.
Saiba mais
Futuro político
O comitê da Câmara dos EUA pediu nesta segunda (19) que o Departamento de Justiça processe o ex-presidente Donald Trump e vários de seus aliados por ao menos quatro crimes relacionados à invasão ao Capitólio.
O relatório do comitê chega em um momento delicado para Trump. Depois de achar que seria o grande vitorioso das eleições de meio de mandato em novembro, Trump viu que seu apoio popular está reduzido e perdeu espaço dentro do próprio Partido Republicano.
Após perder a chance de reconquista a maioria do Senado e ganhar uma maioria tímida na Câmara, ficou claro para os republicanos que se apegar a Trump pode trazer consequências eleitorais.
A isso se soma o nome de Ron DeSantis, que saiu como o grande vitorioso das eleições intermediárias e promete ameaçar uma futura candidatura de Trump em 2024.
Hoje um outro comitê da Câmara se reunirá em particular para discutir o que fazer com os seis anos de declarações fiscais de Trump.
Fonte: Agência Globo
Comentários