X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cometa gigante é descoberto por acaso

Cosmólogo brasileiro descobriu e deu nome ao corpo celeste de 150 km de diâmetro, o maior já descoberto no Sistema Solar


 

Imagem ilustrativa da imagem Cometa gigante é descoberto por acaso
cometa Bernardinelli-Bernstein em comparação a outros corpos celestes, como Enceladus, 6ª maior lua de Saturno |  Foto: Ilustração Will Gater

O que era para ser uma pesquisa de sua tese de doutorado sobre objetos distantes que orbitam o Sol se transformou na descoberta do maior cometa provavelmente já identificado, com diâmetro estimado em 150 km – cerca de 2,5 vezes o tamanho do detentor do último recorde. 

Um dos responsáveis foi o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, de 27 anos, cujo sobrenome batizou o novo corpo celeste. E foi tudo “por acaso”.

Integrante do projeto Dark Energy Survey (DES), iniciativa que reúne estudantes de universidades de oito países – incluindo o Brasil – para observar a distribuição de galáxias no Universo, Bernardinelli buscava extrair objetos do Sistema Solar localizados além de Netuno. 

O cientista e seu orientador Gary Bernstein, no entanto, se depararam com o cometa em meio às milhares de imagens analisadas. Embora já registrado em 2014, somente agora o corpo celeste pôde ser de fato identificado.

“Estava buscando objetos que orbitam o Sol além de Netuno, porque eles são muito interessantes para entender a formação do Sistema Solar. Nessa brincadeira, a gente achou esse cometa, mas não estávamos procurando cometas. Foi um negócio meio que por acaso. Ele estava nos nossos dados e calhou nos nossos limites de detecção”, disse Bernardinelli. 

A notícia de que o cometa vinha em direção à Terra agitou as redes sociais na última semana. Apesar de estar se aproximando, não há motivo para preocupação. 

O corpo celeste foi visto inicialmente a uma distância de 29 unidades astronômicas (UA) do Sol, praticamente a mesma de Netuno. 

O mais próximo que ele vai chegar da estrela central será em 2031, quando estará a 11 UAs, um pouco além da órbita de Saturno. 

Isso equivale a cerca de 1,5 bilhão de quilômetros e significa que “não vai bater na Terra e ninguém vai morrer por causa disso”, nas palavras de Bernardinelli.

Até agora, o que se sabe é que esta não é a primeira passagem do cometa pelo Sistema Solar, mas sim a mais próxima do Sol. 

Há aproximadamente 3,5 milhões de anos, o corpo celeste chegou a uma distância estimada de 18 UAs para o Sol, mais ou menos a posição de Urano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: