X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Colômbia não exigirá mais o uso de máscara em regiões com mais de 70% de vacinação

Decisão passa a valer a partir desta quarta-feira


O governo colombiano anunciou que, a partir desta quarta-feira (23), não exigirá mais o uso de máscaras ao ar livre em regiões onde mais de 70% da população tenha sido vacinada contra a Covid-19. A medida, portanto, valerá para a capital Bogotá, onde segundo as autoridades locais mais de 94% das pessoas com mais de 12 anos já estão com o primeiro ciclo vacinal completo.

A medida é um incentivo para que as pessoas se vacinem. De acordo com a plataforma Our World in Data, 65% dos colombianos receberam as duas doses dos imunizantes contra a doença, mas o governo pretende vacinar ao menos 80% dos mais de 50 milhões de habitantes do país.

A nova regra, porém, não vale para o transporte público, que segundo o ministro da Saúde colombiano, Fernando Ruiz, tem um risco maior em comparação com os demais locais, uma vez que "há ali uma proximidade e aglomeração e, em geral, não há [boas] condições de ventilação." De acordo com a imprensa local, o piso de 70% de vacinação se aplica a 451 municípios do país, dos mais de mil.

Ainda na América do Sul, o Paraguai anunciou um dia antes o fim de todas as restrições sanitárias impostas para conter a pandemia, com exceção do uso de máscaras em locais fechados e outros abertos onde não é possível manter o distanciamento. As autoridades creditaram a medida à "melhora da situação epidemiológica no país", ainda que apenas 44% dos paraguaios tenham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Na prática, segundo um porta-voz do governo, as restrições não serão renovadas em março, o que acarreta o fim das normas de contenção. "Isso não significa que a situação de emergência acabou", alertou. "Vamos focar no incentivo total à vacinação porque essa é a chave para sairmos disso, sem mais restrições para os cidadãos e sim vacinas", acrescentou.

O governo paraguaio também ordenou o retorno das aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do país e avisou que todas as crianças de 5 a 12 anos serão vacinadas nas escolas. Na segunda (22), o Paraguai registrou uma média móvel de 33 mortes pela doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: