China testa disco voador tripulado
Veículo elétrico realiza seu primeiro voo e pode alcançar até 200 metros de altitude com autonomia de até 15 minutos de voo
Escute essa reportagem
Um disco voador elétrico decolou e pousou com gente dentro, nesta semana, na China. O veículo parece algo saído de um filme de ficção científica – mas este não vai te levar para outro planeta.
Após mais de três anos de desenvolvimento por pesquisadores da Beigang University e da Northwestern Polytechnical University, o disco voador elétrico de decolagem vertical realmente levantou voo.
Leia mais sobre Internacional aqui
Os pilotos decolaram na aeronave elétrica durante um evento promocional realizado na cidade chinesa de Shenzhen, num local com visão panorâmica dos arredores.
Fabricado pela Shenzen UFO Flying Saucer Technology, o disco voador elétrico possui estruturas de dutos com seis orifícios – cada um com duas pás de hélice, totalizando 12. O design maximiza a estabilidade e a segurança com propulsão igualmente distribuída.
De acordo com informações do noticiário local Shenzhen Pages, o eVTOL (aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical) pode decolar e pousar em terra ou na água.
Os pilotos podem voar por até 15 minutos, atingir até 200 metros de altitude e 50 km/h de velocidade. Além disso, o disco voador elétrico conta até com piloto automático.
No momento, o disco voador elétrico será empregado predominantemente para fins recreativos e promocionais, como passeios e ações publicitárias. Para os que preferem uma experiência mais tranquila, a opção de piloto automático está disponível.
E a empresa obteve patentes globais para sua tecnologia. Vídeos disponibilizados do evento demonstram as possibilidades dessa engenhoca voadora.
Tecnologia
A tecnologia eVTOL tem impulsionada por um fluxo considerável de investimentos com o objetivo de minimizar emissões poluentes e descongestionar o trânsito em metrópoles.
A tecnologia eVTOL avançou significativamente nos últimos anos a passos largos. Esse progresso veio de investimentos com objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono e limpar o tráfego em cidades movimentadas.
Grandes montadoras e companhias aéreas estão focadas em tornar a tecnologia uma realidade. O “carro voador” X2 da XPeng se tornou o primeiro eVTOL tripulado a receber uma licença de voo na China, no início do ano.
Leia mais
Família encontra 1 milhão de moedas durante reforma em casa nos EUA
Menina de 11 anos morre baleada enquanto brincava em balanço na França
Ônibus com convidados de casamento capota e mata 10 pessoas na Austrália
Comentários