X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

China afirma ter tomado medidas contra navio filipino que teria causado colisão


Ouvir

Escute essa reportagem

A guarda costeira da China informou neste domingo, 25, que adotou medidas contra um navio filipino que teria ignorado os avisos e causado uma leve colisão com um navio chinês no Mar da China Meridional. Disputada, a região é reivindicada em sua totalidade por Pequim, e é onde os confrontos entre os dois lados aumentaram. A colisão foi registrada na última segunda-feira, 19, sem relatos de feridos.

Gan Yu, o porta-voz da guarda costeira da China, disse em comunicado que o navio filipino entrou nas águas ao redor de Sabina Shoal nas Ilhas Spratly, ignorou o aviso chinês e navegou em direção ao navio da guarda costeira "de forma pouco profissional" e "perigosa". Segundo ele, isso fez com que os dois navios esbarrassem um no outro. Ele disse que o navio filipino também tinha jornalistas a bordo para tirar fotos. "A responsabilidade é totalmente do lado das Filipinas. Advertimos severamente que o lado filipino deve parar imediatamente a infração e a provocação, caso contrário, deve arcar com todas as consequências", afirmou Gan. Ele não detalhou quais medidas de controle a guarda costeira chinesa vai tomar.

O Gabinete de Pesca e Recursos Aquáticos das Filipinas afirmou que sua embarcação encontrou manobras agressivas e perigosas de oito forças marítimas chinesas. O gabinete disse que as ações do lado chinês visavam a obstruir a missão humanitária de seu navio para reabastecer os pescadores filipinos com diesel, alimentos e suprimentos médicos. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: