X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cerimônia de posse de Trump em ambiente fechado é boa notícia para serviço secreto

Proteção de um local interno e familiar, provavelmente, tornará o trabalho mais fácil para a segurança


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cerimônia de posse de Trump em ambiente fechado é boa notícia para serviço secreto
Donald Trump tomará posse na próxima segunda-feira |  Foto: J. Scott Applewhite /Associated Press/Estadão Conteúdo

A agência encarregada de proteger o presidente estará sob o microscópio durante a posse de Donald Trump na segunda-feira, após duas tentativas de assassinato do republicando ao longo da campanha.

A decisão de sexta-feira de transferir a cerimônia de Washington, D.C. para um ambiente fechado por causa do clima frio pode dar ao serviço secreto um presente nos preparativos para o evento.

A agência passará do gerenciamento de uma multidão de mais de 250.000 portadores de ingressos do lado de fora para garantir a segurança na rotunda do Capitólio dos EUA para uma multidão simplificada de autoridades e convidados escolhidos.

Para proteger a sala de 96 pés de diâmetro, eles podem recorrer a elementos do manual bem testado para eventos anuais como o Estado da União, geralmente realizado nas proximidades.

A proteção de um local interno e familiar, provavelmente, tornará o trabalho mais fácil para a segurança física, de acordo com Tim Gallagher, ex-agente especial encarregado do Escritório de Campo do FBI em Washington.

Os apelos para aumentar a segurança do presidente eleito aumentaram depois que um homem armado atirou em Trump em um comício durante o verão e outro apontou um rifle através de uma cerca quando o republicano jogava golfe. Os incidentes alimentaram dúvidas sobre se o Serviço Secreto é capaz de protegê-lo diante dos riscos de violência política durante o ciclo eleitoral.

Após sua posse, Trump disse na sexta-feira que planeja participar de uma festa de exibição e apresentar uma versão modificada do tradicional desfile inaugural na Capitol One Arena, com 20.000 lugares, do outro lado da cidade.

A polícia informou, na noite de sexta-feira, que as áreas fora do edifício do Capitólio dos EUA inicialmente abertas aos participantes com ingressos seriam fechadas em conformidade com a mudança de planos. Os detalhes sobre onde o restante dos 250 mil detentores de ingressos podem acabar permaneciam obscuros na noite de sexta-feira.

O FBI não está rastreando nenhuma ameaça crível ou específica à cerimônia de posse ou ao complexo do Capitólio na segunda-feira, de acordo com David Sundberg, diretor assistente encarregado do Escritório de Campo do FBI em Washington.

Em cada local, no Capitólio e na arena, as autoridades planejam adotar segurança reforçada, com maior presença policial e camadas de segurança física, incluindo longas listas de itens restritos e um extenso perímetro de segurança, de acordo com a atualização da tarde de sexta-feira dos EUA pela polícia do Capitólio.

As autoridades projetam que 25 mil policiais, policiais federais e militares, incluindo unidades do Exército e da Guarda Aérea Nacional de 40 estados, façam parte da equipe de segurança até o Dia da Posse. Fonte: Dow Jones Newswires

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: