X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cardeais se reúnem no Vaticano para definir data do funeral do Papa Francisco

Encontro também irá planejar o conclave para eleger o sucessor e tomar outras decisões sobre a administração da Igreja Católica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cardeais se reúnem no Vaticano para definir data do funeral do Papa Francisco
Vaticano aprovou novas diretrizes permitindo que homens gays ingressem nos seminários |  Foto: Reprodução/Instagram Vaticannews

Cardeais se reunirão nesta terça-feira, 22, no Vaticano para iniciar o planejamento para o funeral e sepultamento do Papa Francisco, o encontro também irá planejar o conclave para eleger o sucessor e tomar outras decisões sobre a administração da Igreja Católica.

Mais imediatamente, eles determinarão quando o corpo do Pontífice poderá ser levado para a Basílica de São Pedro para visitação pública. O Vaticano anunciou que a primeira reunião da Congregação dos Cardeais, ocorrerá às 9h (4h no horário de Brasília) na sala sinodal do Vaticano.

Francisco morreu na segunda-feira, aos 88 anos, após sofrer um derrame que o deixou em coma e levou à insuficiência cardíaca. Ele estava se recuperando em seu apartamento após cinco semanas internado com pneumonia. O Papa fez sua última aparição pública no domingo, proferindo uma bênção de Páscoa e o que seria sua última saudação aos fiéis em seu papamóvel, circulando pela Praça de São Pedro.

Em seu testamento, Francisco solicitou que fosse sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano. Após cada viagem ao exterior, o Papa ia à basílica para rezar diante da pintura em estilo bizantino que apresenta uma imagem de Maria, envolta em um manto azul, segurando o menino Jesus.

Francisco passou pela basílica a caminho de casa, vindo do hospital Gemelli, em 23 de março, após 38 dias de internação, para entregar flores que seriam colocadas diante do ícone.

Ele retornou em 12 de abril para rezar diante de Nossa Senhora pela última vez. /AP

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: