Canadá construirá oleoduto capaz de transportar 1 milhão de bpd na província de Alberta
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, firmou nesta quinta-feira, 27, um acordo com a província canadense de Alberta para impulsionar a produção energética do país, sob objetivo de construir oleodutos para levar commodities do país à mercados do continente asiático, segundo memorando divulgado no site do governo.
A parceria pretende gerar "condições necessárias" de infraestrutura ao priorizar oleodutos, ferrovias, geração de energia, portos, além de uma rede de transmissão forte e integrada capaz de expandir a produção e o transporte de recursos naturais no oeste do Canadá.
Somente os oleodutos devem permitir o transporte de pelo menos 1 milhão de barris por dia, com rota que aumente o acesso de compradores da Ásia às exportações. O Canadá se comprometeu em declarar a obra como projeto de "interesse nacional" e submetê-lo para aprovação até 1º de julho de 2026, segundo o documento.
Outras obras incluem a construção de um projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono, com o objetivo de tornar o petróleo produzido na região "um dos barris com menor intensidade de carbono produzidos no mundo". Além disso, o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) também é visado, com a expansão da capacidade computacional para o setor.
Comentários