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Internacional

Bancos vão pagar multas por fazer negócios por aplicativos

Instituições fecharam acordos com órgãos reguladores dos EUA e vão gastar R$ 12 bilhões por uso indevido de apps, como WhatsApp


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Imagem ilustrativa da imagem Bancos vão pagar multas por fazer negócios por aplicativos
Wells Fargo concorda pagar cerca de R$ 613 milhões ao órgão regulador do mercado de capitais americano |  Foto: © Divulgação

Wells Fargo, BNP Paribas, Citigroup e Goldman Sachs estão entre as empresas que vão pagar centenas de milhões de dólares em multas pelo uso indevido de ferramentas de comunicações não oficiais por seus funcionários, como WhatsApp e textos pessoais ou e-mail para conduzir negócios.

Essa é a mais recente medida dos órgãos reguladores dos Estados Unidos para reprimir as falhas de Wall Street na manutenção de registros.

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As unidades do Wells Fargo concordaram em pagar US$ 125 milhões (cerca de R$ 613 milhões) à Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais americano, e o BNP pagará US$ 35 milhões (R$ 171,5 milhões), informou ontem a autarquia. 

Os dois bancos pagarão US$ 75 milhões (cerca de R$ 367,4 milhões) cada um por violações semelhantes cometidas por seus corretores de derivativos, informou a Commodity Futures Trading Commission (CFTC).

No total, a CFTC anunciou penalidades de US$ 266 milhões (R$ 1,3 bilhão), e a SEC disse que as empresas concordaram em pagar US$ 289 milhões (R$ 1,4 bilhão). 

O total de multas para as investigações sobre práticas indevidas de mensagens já ultrapassou US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 12,2 bilhões na cotação atual), tornando-se um dos maiores esforços de fiscalização dos EUA na última década.

O que começou como uma análise do uso de aplicativos de mensagem pelos operadores se expandiu para uma investigação sobre o uso de qualquer tipo de ferramenta de comunicação no setor financeiro que não permita o registro adequado das negociações. Os fundos hedge e private equity também estão sendo investigados por seu uso de apps de mensagem.

As instituições financeiras são obrigadas a monitorar e salvar escrupulosamente as conversas que envolvam negociações, a fim de evitar condutas impróprias.

Os órgãos reguladores afirmam que o uso de ferramentas de mensagens que excluem automaticamente as conversas dificulta significativamente a investigação de irregularidades.

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