X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Avião voa sem comando após copiloto desmaiar e comandante ficar preso

Aeronave, que transportava 199 passageiros e seis tripulantes, voou por cerca de 10 minutos sem um piloto no comando


Ouvir

Escute essa reportagem

Um voo da Lufthansa com destino à Espanha no ano passado ficou sem piloto por 10 minutos depois que o copiloto desmaiou enquanto estava sozinho na cabine, informou no sábado, 17, a agência de notícias alemã dpa.

Durante o voo de Frankfurt, na Alemanha, para Sevilha, na Espanha, em 17 de fevereiro de 2024, o copiloto de um Airbus A321 desmaiou enquanto o comandante estava no banheiro, segundo a dpa, referindo-se a um relatório da autoridade espanhola de investigação de acidentes CIAIAC.

A aeronave, que transportava 199 passageiros e seis tripulantes, voou por cerca de 10 minutos sem um piloto no comando, de acordo com o relatório.

A Lufthansa informou à dpa que estava ciente do relatório da investigação e que seu próprio departamento de segurança de voo também havia conduzido uma investigação. A empresa não divulgou os resultados, disse a dpa.

A aeronave conseguiu continuar voando de maneira estável graças ao piloto automático. Durante esse período, o gravador de voz registrou ruídos estranhos na cabine que pareciam uma emergência médica aguda, segundo a dpa.

O comandante inicialmente tentou entrar na cabine usando o código padrão de abertura da porta, que aciona um alarme para que o copiloto possa liberá-la. Ele fez isso cinco vezes, sem conseguir entrar. Uma comissária tentou contato com o copiloto pelo telefone de bordo.

Finalmente, o comandante digitou um código de emergência que permitiria a abertura automática da porta. No entanto, pouco antes de a porta se abrir automaticamente, o copiloto conseguiu abri-la por dentro, apesar de estar passando mal, informou a dpa.

O piloto então decidiu fazer um pouso não programado em Madri, onde seu colega foi levado a um hospital.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: