X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Argentina acolhe opositores de Maduro em embaixada e acusa chavismo de corte de luz


O governo da Argentina informou na terça-feira, 26 que deu refúgio a líderes da oposição venezuelana, na Embaixada da Argentina, em Caracas, e denunciou a interrupção do fornecimento de energia da residência, no mais recente episódio da crescente tensão diplomática entre os dois países.

A residência do embaixador argentino em Caracas acolhe líderes políticos da oposição venezuelana que enfrentam "atos de assédio e perseguição", confirmou a presidência argentina, sem revelar a identidade dos mesmos, depois que a imprensa noticiou que seis ativistas ligados à líder opositora María Corina Machado haviam solicitado refúgio na sede diplomática.

Em seu comunicado oficial, a Casa Rosada denunciou que após a entrada dos opositores, a embaixada sofreu a interrupção do fornecimento de energia. As autoridades argentinas expressaram preocupação com o "incidente" e alertaram o governo da Venezuela "para qualquer ação deliberada que coloque em risco a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção, lembrando a obrigação do Estado receptor de garantir a segurança das instalações da missão diplomática contra intrusões ou danos e preservar a tranquilidade e a dignidade das mesmas".

O governo de Nicolás Maduro não comentou publicamente a ação do governo de Javier Milei.

Segundo a imprensa, Magalli Meda, braço direito de María Corina, está entre os opositores que pediram proteção. Sete colaboradores de María Corina foram presos na Venezuela sob a acusação de terem planos "desestabilizadores" contra o governo de Maduro, e outros sete, incluindo Magalli, são alvo de mandados de prisão.

"O presidente Javier Milei pede que o socialista Nicolás Maduro garanta a segurança e o bem-estar do povo venezuelano e convoque eleições transparentes, livres, democráticas e competitivas", conclui o comunicado.

As tensões entre a Argentina e a Venezuela têm aumentado desde a ascensão ao poder de Milei, economista ultraliberal de extrema direita que descreveu Maduro como um "socialista empobrecedor".

Em janeiro, um mês depois de assumir a presidência, Milei deu aos Estados Unidos um avião ao venezuelano da empresa Emtrasur, ligada à Guarda Revolucionária Iraniana, que havia sido confiscada pela justiça argentina quando pousou em Buenos Aires há dois anos. Em retaliação, o governo Maduro proibiu o uso de seu espaço aéreo para aeronaves argentinas até ser indenizado pela apreensão do avião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: