X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Após vitória de Trump, Biden confirma viagem ao Rio para cúpula do G20

Havia uma negociação para que o presidente Lula tivesse uma reunião bilateral com Biden em Belém


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após vitória de Trump, Biden confirma viagem ao Rio para cúpula do G20
Joe Biden vai comparecer à cúpula do G20, no Rio de Janeiro |  Foto: Agência Estado/EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (7) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai manter sua viagem à América do Sul esse mês para comparecer à cúpula do G20, no Rio de Janeiro, e da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Lima, no Peru.

A reunião da Apec, grupo que reúne países do pacífico, incluindo EUA, China, Rússia, Japão, Filipinas e Canadá, acontece na capital peruana dos dias 13 a 15 de novembro. Já a cúpula do G20, da qual o Brasil é anfitrião, será nos dias 18 e 19.

A viagem do presidente americano ocorrerá dias depois da vitória do republicano Donald Trump sobre a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos EUA e deve ser um dos últimos compromissos internacionais de Biden antes do fim do mandato em 20 de janeiro de 2025.

Havia uma negociação para que o presidente Lula tivesse uma reunião bilateral com Biden em Belém, cidade que receberá a COP 30 no ano que vem, encontro da ONU para mudanças climáticas. Entretanto, o encontro entre os líderes não está confirmado -Lula, que havia sido convidado para a Apec, cancelou a viagem após o acidente doméstico no último dia 19.

Nesta quinta, Biden fez seu primeiro discurso após a derrota de Kamala, prometendo uma transição pacífica e dizendo que a eleição foi justa e transparente. A relação entre o Brasil e os EUA deve passar por mudanças com a vitória de Trump -Lula havia dito que torcia por Kamala e chegou a sugerir que a volta do ex-presidente ao poder nos EUA seria "nazismo com outra cara".

Já nesta quinta, o presidente brasileiro disse que Trump tem de pensar como um habitante do mundo, quando questionado sobre a possibilidade de o republicano deixar o Acordo de Paris.

E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista bélico, ele tem de ter a noção de que os Estados Unidos estão no mesmo planeta que eu estou --e que uma ilha de 300 mil habitantes", disse.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: