Apoio militar dos EUA é extremamente importante para paz na Ucrânia, afirma Zelenski
Escute essa reportagem
O apoio militar é "extremamente importante" para garantir uma paz justa e duradoura na Ucrânia, afirmou o presidente Volodimir Zelenski. Durante encontro com uma delegação bipartidária do Senado dos Estados Unidos às margens da Conferência de Segurança de Munique, Zelenski também destacou a parceria entre Ucrânia e EUA "na implementação de projetos conjuntos, cooperação econômica e no desenvolvimento de minerais críticos e recursos de terras raras".
Em comunicado, Zelenski expressou agradecimento pelo apoio dos Estados Unidos "pela defesa de milhares de vidas" desde o início da invasão russa. O presidente ucraniano ainda discutiu com os congressistas americanos a continuidade do apoio militar ao país e afirmou que Putin não deseja o fim da guerra, e apenas "continua aumentando a tensão no mundo".
Em outra reunião, também em Munique, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Zelenski abordou o progresso nas negociações para a adesão da Ucrânia à União Europeia e um novo pacote de sanções contra a Rússia.
"O futuro da segurança europeia está sendo decidido agora na Ucrânia. Este é o momento de coordenarmos esforços conjuntos para alcançar uma paz justa e duradoura", declarou Zelenski. Ele também enfatizou a necessidade de intensificar as sanções contra a Rússia e expressou esperança de que as novas medidas da UE ajudem a limitar o financiamento russo da guerra.
Comentários