X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Igrejas fazem cultos com agendamento e no estilo drive-in


O novo coronavírus alterou a rotina nas igrejas, que passaram a ter suas celebrações online. Agora, mais de um mês desde que a quarentena foi imposta, instituições voltam a funcionar de forma presencial, mas com mudanças, como, por exemplo, celebrações em que fiéis precisam fazer agendamento para participar.

Na Igreja Fonte de Vida, em Vitória, os cultos acontecem e a limitação é de 150 pessoas por culto. Cada membro deve fazer agendamento através do aplicativo da igreja, além de manter um distanciamento de um metro e meio.

“Nós pedimos que os membros cheguem e lavem as mãos. Há auxiliares que oferecem álcool para cada pessoa. A cada culto, a igreja é toda higienizada”, informou a administração da igreja.

A orientação da igreja é que só participem quem não faz parte do grupo de risco.

Na igreja Ministério Internacional da Aliança, que fica em Vila Velha, os cultos são realizados com no máximo 50 pessoas, que devem manter a distância recomendada pelas autoridades de saúde.

Já a Igreja Mundial do Poder de Deus, em Vitória, aumentou a quantidade de cultos ao longo do dia e a orientação é que, em uma mesma fileira, só sentem dois membros por vez, além da obrigação do uso de máscaras.

A Igreja Evangélica Missionária, em Baixo Guandu, Noroeste do Estado, começou a ter cultos de maneira diferente, o culto drive-in, em que os membros podem acompanhar a celebração de dentro do carro, em frente à igreja.

“Os membros sentem muita saudade de estar em comunhão, de estar juntos. A gente percebe que é a sustentação da igreja”, explicou o pastor Wudson Gete.

Os fiéis foram recomendados a não sair dos carros e que em cada veículo só estivessem pessoas que moram na mesma casa.

Na capital, o culto drive-in vai ser realizado pela primeira vez na Igreja Evangélica Batista de Vitória. No próximo domingo, os fiéis poderão acompanhar o culto dentro dos carros, no estacionamento da igreja.

“A entrada é livre, mas de acordo com a capacidade do estacionamento e as orientações de higienização. Não será permitido participar do culto fora do carro. A igreja disponibiliza suporte emergencial no ambulatório, e, neste caso, deve-se solicitar a equipe de apoio”, disse o pastor Deivisson Brito.

Algumas igrejas seguem com celebrações online, como a Igreja Cristã Maranata e Igreja Católica.

Regras criadas em cada igreja

Aplicativo - Na Igreja Fonte de Vida, em Vitória, os membros devem fazer o agendamento para participar através do aplicativo da igreja. Além disso, há limitação de 150 pessoas. Cada membro deve manter um distanciamento de um metro e meio a dois metros da outra pessoa. A cada novo culto, a igreja é toda higienizada.

Higienização - A Ministério Internacional da Aliança, em Vila Velha, está tendo cultos com, no máximo, 50 pessoas presentes. Cada membro deve manter sua higienização e distanciamento recomendados.

Limite - A Igreja Mundial do Poder de Deus, em Vitória, aumentou a quantidade de cultos ao longo do dia e a orientação é que, em uma mesma fileira, só sentem dois membros por vez. Cada pessoa recebe um álcool em gel em mãos, além da obrigação do uso de máscaras.

Drive-in - A Igreja Evangélica Batista de Vitória vai ter seus cultos através do drive-in, com cada membro dentro do carro. Será entrada livre, de acordo com a capacidade, de 110 vagas. Os acessos ao banheiro serão restritos. Não será permitido o acesso aos bebedouros.

Carros - Na Igreja Evangélica Missionária, em Baixo Guandu, os cultos também são com os fiéis dentro dos carros.

Fonte: Instituições consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: