X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Hotéis dão desconto para atrair turistas


Com hotéis e pousadas quase vazios, em função da pandemia do novo coronavírus, os empresários do setor no Espírito Santo decidiram oferecer descontos que chegam a 50% na diária, para atrair turistas no verão.
Sem movimento, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) estima uma queda no faturamento superior a R$ 90 milhões em toda a rede hoteleira do Estado, se comparado a janeiro do ano passado.

O presidente da ABIH-ES, Gustavo Guimarães, destaca que, mesmo com a pandemia, essa queda no verão não era esperada.

“O Espírito Santo como um todo está com tarifas acessíveis. A hotelaria está amargando a baixa ocupação. Os hotéis estão praticando até 50% de desconto para atrair mais clientes”, explica.

Em Guarapari, uma das cidades mais procuradas nesse período, a média registrada está entre 52% e 54% de ocupação, de 1 a 10 de janeiro. No mesmo período do ano passado, a taxa era de 86%.

Imagem ilustrativa da imagem Hotéis dão desconto para atrair turistas
Gustavo Guimarães diz que a queda na ocupação não era esperada |  Foto: Roberta Bourguignon

“Vemos que não é somente o preço que está impedindo as pessoas de viajarem. É também a contaminação que está aumentando, e as restrições de circulação. Como ficamos o ano todo quase no zero, não imaginamos que o verão seria ruim assim. O horário de funcionamento dos restaurantes e a suspensão dos shows de finais de semana também impactaram. Muitos vinham para os shows aos finais de semana”.

Membro do Conselho Estadual do Turismo, o hoteleiro Fernando Otávio Campos destaca que o verão responde por 70% da receita anual dos hotéis e, em alguns casos, pode chegar a 90%.

“Depois de um ano com períodos de 0% de ocupação, a hotelaria se vê obrigada a fazer o que não faz há décadas: praticar descontos para captar turistas. Promoções com diárias grátis, 20% e 30% de desconto para os finais de semana, que normalmente são 100% de ocupação com dezenas de clientes sem encontrar local, são prática normal atualmente”, disse Fernando.

Se é bom para os turistas, os descontos, no fim, poderão prejudicar os empreendimentos, diz Fernando.

“Estes valores somados à baixíssima ocupação põem em risco empregos, principalmente devido ao aumento de custos com energia, gás, alimentação e impostos como o IPTU que foi reajustado”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: