X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governador pede que prefeitos restrinjam uso das praias


Durante o pronunciamento do início da noite desta segunda-feira (1º), o governador Renato Casagrande (PSB) pediu aos prefeitos das cidades da Grande Vitória que restrinjam o uso das praias durante a pandemia do coronavírus.

"É preciso que limite o uso das praias, retirando, às vezes, os equipamentos que as pessoas estão usando ou constranger elas a não usarem", disse. 

O pedido de Casagrande tem a ver, segundo ele, com o grande número de pessoas praticando esportes nas orlas das cidades.

"Estou vendo, ainda peço a ajuda dos prefeitos, pela imprensa a quantidade de pessoas nas praias praticando esportes coletivos, caminhando e correndo", afirmou. 

Imagem ilustrativa da imagem Governador pede que prefeitos restrinjam uso das praias
|  Foto: Beto Morais/AT

E continua: "É melhor restringir uma praia e uma atividade econômica funcionar e manter o emprego, do que ter de adotar medidas mais radicais, que não foram descartadas", alertou.

As medidas que ainda não foram descartadas citadas pelo governador são ações mais duras para promover o isolamento social no Estado. "Se for necessário, tomarei medidas mais extremas", disse Casagrande

Prefeituras

A reportagem entrou em contato com as prefeituras da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha e Serra) para saber se o pedido do governador de restringir as praias será atendido.

O secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, relembrou que a Capital já diminuiu a luz da faixa de areia das praias e que vai continuar orientando a população sobre o perigo da aglomeração. 

"Vamos continuar as orientações feitas pela Guarda Municipal, principalmente na orla. Os veículos da guarda passam alertando as pessoas sobre distanciamento e uso de máscara. São orientações que as equipes das guardas fazem", frisou.

A prefeitura da Serra fez uma lista das medidas que está tomando. Confira abaixo:

Chuveiros

  • Os chuveiros das praias da Serra foram desligados ao fim do verão e não serão religados até a alta temporada, a medida contribui para reduzir o número de banhistas nas praias e evitar a disseminação do novo coronavírus.

Guarda-vidas

  • Equipes de guarda-vidas realizam abordagens diariamente nas praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Nova Almeida e Jacaraípe, onde conscientizam banhistas, surfistas e esportistas a permanecerem em casa.

Iluminação

  • A Secretaria de Serviços iniciou, no fim do mês de abril, o desligamento das luzes de quadras e campos de futebol na Serra, com o objetivo de evitar aglomerações. Foram apagados, por exemplo, os campos e quadras dos bairros Cidade Continental, Novo Horizonte, Manguinhos e Jacaraípe, entre outros.

Barreira sanitária

  • A Guarda Municipal atua diariamente com dois agentes por turno em uma barreira na ES 010, em Nova Almeida (divisa com Fundão) em apoio ao Batalhão de Trânsito da PM, que coordena a ação.

Fiscalização de feiras livres

  • A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra está monitorando as feiras diariamente para orientar os feirantes e consumidores sobre as práticas que devem ser adotadas para reduzir o risco de disseminação do vírus, como evitar o contato próximo com outras pessoas e manter a higiene.
  • Todas as 33 feiras dispõem de banheiros hidráulicos com pia, sabonete e papel toalha e, além disso, os feirantes estão sendo orientados a manter a distância mínima de 1,50 m entre as barracas sempre que possível, para dar mais espaço para os moradores fazerem suas compras com tranquilidade. Os fiscais também estão cobrando que os feirantes utilizem máscaras e álcool. Além disso, mesas e cadeiras estão sendo retiradas, para evitar aglomeração.

Fiscalização

  • A Prefeitura da Serra tem atuado diariamente em fiscalizações a comércios que descumprem as normas de isolamento social, inclusive no período da noite.
  • As equipes também estão nas ruas orientando e multando os estabelecimentos irregulares.
  • O cidadão pode denunciar junto à Ouvidoria municipal. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800 283 9780 e ( 27) 3291-2011, ou diretamente pelo porta da prefeitura, pelo link http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx.

Academia popular

  • Tendo em vista a necessidade de isolamento social e não aglomeração, cercamos com fita os espaços e orientamos a população para que não pratique exercícios nas academias populares.

Até a publicação desta matéria, a prefeitura de Vila Velha não haviam se posicionado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: