X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Frente fria derruba temperatura no Estado; confira a previsão do tempo


Imagem ilustrativa da imagem Frente fria derruba temperatura no Estado; confira a previsão do tempo
Com roupas de frio, moradores observam a baía de Vitória: temperatura continua baixa hoje no Espírito Santo |  Foto: Thiago Coutinho/AT

O mês de maio começou com calor no Estado, mas a previsão dos institutos de meteorologia é de que as temperaturas caíam no Espírito Santo neste final de semana por conta de uma frente fria que se aproxima. Também estão previstas algumas pancadas de chuva por algumas regiões.

De acordo com o Instituto Climatempo, em Vitória o sábado (2) será de sol com algumas nuvens e não há previsão de chuva. A temperatura mínima deve ser de 18°C e a máxima chega em 31°C.

No entanto, no domingo (3), esse cenário deve se alterar e a temperatura máxima não passa dos 26°C com mínima de 20°C. Além disso, há previsão de pancadas de chuva durante o dia e o céu deve ficar com muitas nuvens pela tarde.

Confira a previsão do tempo completa para sua região

Sábado (2)

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),há previsão de chuva rápida e esparsa em alguns momentos do dia nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Estado. Nas demais áreas, poucas nuvens, sem previsão de chuva.

Na Grande Vitória, o sábado será de sol e poucas nuvens, sem chuva. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

Sol e poucas nuvens também é a previsão para as regiões Sul e Serrana. Nas áreas menos elevadas da região Sul a temperatura mínima será de 18 °C e máxima de 31 °C, enquanto que nas áreas altas a mínima deve marcar 12 °C e máxima de 25 °C.

Na região Serrana, os termômetros marcam mínima de 15 °C e máxima de 28 °C , nas áreas menos elevadas, e mínima de 12 °C e máxima de 27 °C, nas áreas altas.

Já na região Norte, haverá variação de nuvens e chuva esparsa em alguns momentos. As temperaturas devem ser mínima de 20 °C e máxima de 30 °C.

Essa também é a previsão para as regiões Noroeste e Nordeste do Estado. Nas áreas menos elevadas da região Noroeste mínima de 19 °C e máxima de 31 °C. Nas áreas mais altas, a temperatura cai um pouco com mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.

Na região Nordeste, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C.

Domingo (3)

A passagem de uma frente fria pelo oceano faz com que o tempo mude no Estado, com aumento na quantidade de nuvens e a temperatura começa a diminuir em todas as regiões capixabas. Previsão de chuva esparsa em alguns momentos.

Na Grande Vitória, aumento de nuvens e chance de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.

Nas regiões Sul e Serrana, também há chance de chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas do Sul, a temperatura mínima será de 18 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 11 °C e máxima de 23 °C.

Na região Serrana, as áreas menos elevadas têm mínima de 14 °C e máxima de 25 °C, enquanto que nas áreas altas a mínima será de 11 °C e máxima de 24 °C.

Na região Norte, a máxima não passa de 27°C e a mínima fica em 18 °C. Na região Noroeste, as áreas menos elevadas registram mínima de 18 °C e máxima de 28 °C. Nos pontos mais alto, mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Já a região Nordeste terá temperatura mínima de 21 °C e máxima de 26 °C.

Maio começa com forte queda da temperatura no Brasil

Segundo a meteorologista previsora da Climatempo, Fabiana Weykamp, uma grande e forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias de maio de 2020.

“Ao que tudo indica, o pico do frio dessa nova e forte massa de ar polar (provavelmente a mais forte até agora), será entre os dias 7 e 9 de maio", explica a meteorologista.

A frente fria poderá provocar ainda, alguns temporais durante sua passagem. Há previsão de chuva para todos os estados da Região Sul nestes primeiros dias de maio, que pode ser forte em alguns locais, mas que não vai mudar o grave quadro de seca observado desde o verão.

"Esta primeira onda de frio forte do outono está chegando como prevista anteriormente. É com ela que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil. Vamos sentir que o frio começou de verdade. Mas ainda teremos outra onda de frio em maio, na segunda quinzena, que também será forte e abrangente", comenta a meteorologista da Climatempo e especialista em previsão de clima, Patricia Madeira.

A acentuada queda da temperatura começará a ser sentida nas vésperas do Dia das Mães em grande parte da Região Sul do Brasil e até em áreas de Mato Grosso do Sul.

Mas será justamente no fim de semana do Dia das Mães, nos dias 9 e 10 de maio, que este ar gelado vai se espalhar pelo centro-sul do país derrubando a temperatura em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e chegando também a Cuiabá, aos estados de Rondônia, Acre e até no sul do Amazonas.

Segundo as informações do Climatempo, esta massa polar deve estabelecer as menores temperaturas deste ano no Brasil, com novos prováveis recordes de frio nas capitais do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Belo Horizonte.

"No Sul do Brasil, há possibilidade de geada em amplas áreas da Região, especialmente nos dias 7 e 8, com destaque para o risco de geada forte entre a serra e o planalto gaúcho, interior de Santa Catarina e toda a porção sul do estado do Paraná. Algumas cidades, especialmente aquelas mais altas da serra, certamente vão registrar temperatura abaixo de 0°C. Nas demais áreas, a temperatura fica entre 0°C e 4°C. O norte do Paraná, a princípio, é a região menos propícia a ter geada, com mínimas que devem ficar em torno de 8°C. As demais áreas do interior da Região Sul devem ter geada de fraca a moderada intensidade. Dentre as capitais do Sul, a que deve registrar a temperatura mais baixa é Curitiba, podendo ser inferior a 5°C no dia 8 de maio, com alto potencial para geada", analisa Fabiana.

A meteorologista também alerta que o frio intenso vai chegar ao Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil, especialmente no dia 8 de maio com possibilidade de geada em áreas do sul do estado de São Paulo e também da Serra da Mantiqueira e no sul de Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo Weykamp, a massa de ar polar que se aproxima terá força para levar o frio até a Região Norte. "Há uma grande chance de ocorrer friagem no sul da Região Norte, com destaque para menores temperaturas mínimas nos dias 8 e 9 de maio. Provavelmente as temperaturas mais baixas devem ficar entre 13°C e 16°C".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: