X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Esteiras e bicicletas estão liberadas nas academias


Com a flexibilização gradativa das academias de ginástica, as atividades aeróbicas estão voltando a funcionar, como corridas em esteiras e bicicletas. Mas, agora, com uso de máscara em todo o tempo e distanciamento de quatro metros entre os equipamentos.

Estão liberados os exercícios de esteira, bicicleta, elíptico e escada, conforme decreto estadual. Já as atividades aeróbicas em grupo, como aulas de bicicleta, dança, circuito funcional e de hit, permanecem proibidas.

Segundo o presidente da Associação de Academias do Espírito Santo (Acages), Carlos Andrião, mais alunos tendem a voltar com a nova deliberação, porém, as regras devem ser cumpridas.

“O regramento libera atividades de baixo impacto. Por exemplo, mesmo liberando as esteiras, não dá para fazer uma corrida de uma hora. As pessoas podem achar que podem voltar ao antigo normal, mas não é isso que dá para fazer neste momento”.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, explicou que também estão liberadas as aulas de hidroginástica e natação, para adultos e crianças, desde que seguindo as recomendações, como uso de chinelos reservas em áreas aquáticas e álcool em gel nas mãos.

Lenise argumenta que o distanciamento e as medidas de segurança indicadas na portaria reduzem o risco de contaminação nas piscinas. Ela citou ainda o fato de esse ambiente já ter o uso de cloro e trabalhar a higiene da água, o que também ajuda a reduzir os riscos.

Segundo o diretor técnico da rede de academias Bodytech e especialista em Fisiologia do Exercício, Eduardo Netto, a orientação é levar duas máscaras ao malhar, porque a peça pode molhar durante os exercícios. “Treinos de 30 minutos por dia são suficientes para a saúde”, afirmou.

Já a coordenadora técnica da Bodytech, Lorena Bello, acrescentou que uma das medidas preventivas adotadas é o agendamento do treino pelo aluno, evitando, assim, a aglomeração.

Imagem ilustrativa da imagem Esteiras e bicicletas estão liberadas nas academias
Bianca Scopel e Beatriz Gaudio usam máscara na academia |  Foto: Leone Iglesias/AT

A nutricionista Beatriz Gaudio, 28 anos, e a cirurgiã-dentista Bianca Scopel, 31, disseram que a máscara causa um leve desconforto nas atividades aeróbicas. Elas afirmam, porém, que o uso é uma questão de adaptação.

Beatriz Gaudio contou que, ao tentar malhar sozinha em casa, sofreu uma lesão e precisou fazer fisioterapia. “Quando estou na academia, me sinto mais confortável”, relatou.

“O diferencial de malhar na academia é o estímulo, os aparelhos e a correção da postura pelos professores”, disse Bianca.


SAIBA


  • Nos municípios classificados como de risco moderado para Covid, foram liberadas nas academias as atividades aeróbicas individuais, como esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada, crossfit e natação.
  • As atividades devem ser adaptadas ao “novo normal”, que inclui uso de máscara em todo o tempo e distanciamento de quatro metros entre os equipamentos. Continuam obrigatórias medidas de segurança como uso de álcool 70% em equipamentos e para uso pessoal.
  • Nas aulas de natação e hidroginástica, o local tem de disponibilizar álcool 70% para higienização de mãos antes de tocar na escada e nas bordas, disponibilizar suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual e garantir a qualidade da água nas piscinas.
  • A recomendação é que, em todas as modalidades, o praticante modere entre a capacidade da respiração e o uso de máscara.
Fonte: Governo do Estado e especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: