Com idas e vindas na orientação do Ministério da Saúde sobre a reserva para aplicação de segunda dose da Coronavac, os municípios estão pressionando os Estados por uma decisão final: o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) encaminhou ofício para a pasta pedindo orientação formal sobre o que fazer com o estoque atual e com as doses previstas para chegarem até o início do próximo mês.
O ministério os orientava pela reserva da segunda dose da Coronavac até a semana passada, quando Eduardo Pazuello disse o contrário.
Explicando… “Estão ocorrendo interpretações divergentes, inclusive, quanto à utilização das doses já distribuídas nas etapas anteriores e ainda reservadas para aplicação da segunda dose, o que vem gerando pressão sobre as coordenações estaduais de imunização”, diz trecho do documento.
…para confundir. Em reunião com prefeitos, Pazuello pediu a todos que usem as novas doses da vacina para acelerar a imunização. Formalmente, não houve mudança na orientação.
Help. O aval do STF para que estados e municípios comprem vacinas foi comemorado, mas há problemas: “Disposição para comprar nós temos, mas não temos fornecedor. Não identificamos ninguém com pronta- entrega”, afirma Renato Casagrande (PSB-ES).
Ainda demora. Apesar de ter prometido incluir os professores no grupo prioritário de vacinação, o ministério calcula que a partir da terceira semana de março é que o envio de doses, de acordo com o cronograma apresentado, estará normalizado, ou seja, constante e dentro do previsto.
E aí? O Pará se incomodou com a participação de Pazuello na reativação do hospital de campanha de Santarém. Para a gestão paraense, o ministro quis capitalizar a abertura de leitos para pacientes com Covid-19, mesmo não tendo destinado recursos ao hospital.
Mais um, o segundo. A Executiva Nacional do PSL recebeu novo pedido de expulsão de Daniel Silveira. Liderados por Júnior Bozzella, sete deputados alegam que o colega “defende o autoritarismo e o retorno de medidas ditatoriais”.
Peraí. Eduardo Leite (PSDB-RS) afirma que o fim do piso para saúde e educação na PEC Emergencial “está dentro da motivação oportuna de menor engessamento do Orçamento, mas talvez careça de uma reflexão mais forte sobre impactos e alternativas”.
Qual é. Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou: “Muita falta de sensibilidade querer resolver o auxílio emergencial fragilizando os recursos de duas áreas essenciais, como educação e saúde, especialmente diante de um momento dramático”.
Calculadora... Aliado de Bolsonaro, o empresário Flávio Rocha, da Riachuelo, defendeu a intervenção do presidente na Petrobras. Segundo ele, havia “má vontade da gestão anterior”.
...na mão. Rocha disse ser importante a criação de “critério claro, matemático e conhecido de precificação” dos combustíveis.
Agora vai! Entidades dedicadas à Justiça Eleitoral, como a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), mandaram ofício a Arthur Lira (PP-AL), em apoio à iniciativa de rever o Código Eleitoral.
Pronto, falei!
A pressão maior é dos 240 mil mortos. É pesada e exige ações concretas e bem feitas. As outras, a gente tem de lidar e o Brasil vai fazendo as suas escolhas”
Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa
Para o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, o Brasil chega à Cúpula de Líderes sobre o Clima sob desconfiança, mas tendo feito importantes recuos, como o pedido de “ajuda” de US$ 1 bilhão (R$ 5,69 …
Diante do cenário de possível acirramento da polarização Lula versus Jair Bolsonaro, parte do empresariado pisa no acelerador atrás de um candidato único e viável de “centro”. De forma orgânica, …
A volta do ex-presidente Lula ao jogo eleitoral, com a decisão do STF de anular as condenações do petista, reforçou do outro lado do tabuleiro a intenção de aliados do presidente para que ele se …
Apesar das orientações de especialistas e do Ministério da Saúde sobre o estoque de doses para a segunda aplicação, há hoje ao menos 1.426 cidades sem guardar vacinas, segundo pesquisa da Confederaçã…
A oposição no Senado terá como prioridade na CPI da Covid o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e seus principais assessores, que parlamentares esperam convocar mais de uma vez para prestar …
Secretários de segurança pública estaduais vão levar ao ministro Anderson Torres (Justiça) um apelo para ampliar a imunização dos profissionais do setor. “A solução dada pelo Ministério da Saúde …
Um dos principais adversários políticos de Jair Bolsonaro (sem partido), João Doria (PSDB) chamou de “farsa” a tentativa do presidente de incluir estados e municípios na CPI da Covid, que deve …
O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, rechaça a pecha de burocrática conferida à agência por críticos, em especial governadores, devido ao escrutínio do órgão para conceder a autorização ao …
Governadores, secretários de saúde e parlamentares passaram a discutir os efeitos da CPI da Covid no já lento e difícil combate à pandemia. Temem que possa atrapalhar mais o Ministério da Saúde. …
Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello saiu em defesa do colega de Corte Luís Roberto Barroso, após ataque do presidente Jair Bolsonaro. “Ele esperneou e, para mim, …