X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado vai comprar mais 100 mil testes de Covid-19


Imagem ilustrativa da imagem Estado vai comprar mais 100 mil testes de Covid-19
Teste para detectar a Covid-19 |  Foto: Freepik

Com a ampliação da testagem de pacientes com suspeita de Covid-19, o governo do Estado pretende comprar mais 100 mil testes PCR-RT, também conhecido como exame do cotonete. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já está em fase de contrato a aquisição de 48 mil desses testes. 

A pasta informa que o investimento na compra desses insumos é de cerca de R$ 3 milhões e a vencedora da licitação foi a empresa ThermoFisher Americana, com representante no Brasil.

A previsão da Sesa é que esses testes já estejam disponíveis para uso a partir de dezembro. 

Em nota enviada na segunda-feira (23) para a reportagem do Tribuna Online, a secretaria informou que o Estado adquiriu até o momento 80 mil testes de PCR, e "está finalizando um novo processo de aquisição de mais 100 mil testes de PCR".

Atualmente, segundo a Sesa, são realizados de 2 a 3 mil testes PCR de Covid-19, por dia, no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen). O tempo médio de espera para o resultado é de até cinco dias. 

"No estoque do Lacen ainda constam aproximadamente 52 mil testes com vencimento até 21 de dezembro", informou a Sesa. 

No fim de semana, o jornal "O Estado de São Paulo" publicou reportagem informando que o Ministério da Saúde armazena em São Paulo 6,8 milhões de testes PCR que vencem entre dezembro e janeiro de 2021, podendo ser jogados fora

Nesta quinta-feira (25), porém, o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia Medeiros, disse que a pasta recebeu nesta quinta-feira (25) um estudo da Organização Panamericana de Saúde (Opas) sobre a ampliação do prazo de validade dos testes de Covid por até 12 meses, conforme o G1. Agora, falta a Anvisa receber o pedido de ampliação e analisar a extensão dessa validade.

No caso do Espírito Santo, a Sesa informa que não há risco de descarte de testes por conta da demanda diária que chega a até 3 mil exames. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: