Estado registra queda em número diário de mortes por Covid
Escute essa reportagem

Os resultados divulgados no Painel Covid-19, atualizados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostram que as mortes pelo coronavírus estão em queda no Espírito Santo.
Nas últimas 24 horas, foram confirmadas sete mortes e 762 novos casos. Desde o início da pandemia, foram registrados 127.368 casos da doença, 3.459 óbitos e 117.243 pessoas curadas. Vila Velha e Cariacica, por exemplo, não registraram mortes nas últimas 24 horas. As últimas duas mortes em Vila Velha e uma em Cariacica foram na terça-feira.
Já a capital, que estava há quatro dias sem óbitos, teve uma morte confirmada ontem. Trata-se de uma idosa de mais de 90 anos, moradora do bairro Comdusa. Ethel Maciel, doutora em Epidemiologia e professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), disse que já era esperada essa diminuição.
“A gente ficou muito tempo estacionado em uma média móvel, de 13 e 14 óbitos. Pela primeira vez, a gente está há dois dias com um dígito só, ou seja, abaixo de 10 o número de óbitos (na quarta-feira, foram oito mortes)”, comparou.
Segundo ela, pode-se dizer neste momento que a pior fase já passou. “O Estado está pouco mais da metade da descida da curva epidêmica. Agora, a tendência é de diminuição dos casos. O vírus circula de forma desacelerada, lenta, isso por várias razões, como interrupção de várias atividades para evitar aglomeração e comportamento da população que teve uma adesão importante no início e agora no relaxamento deve manter.”
Mas ela destaca que é preciso esperar 14 dias para entender melhor esse cenário, já que a taxa de transmissão na Grande Vitória já dá sinais de crescimento, se comparada com algumas cidades do interior.
Para manter o cenário decrescente, médicos infectologistas como Paulo Peçanha e Moacir Soprani sempre frisam a importância de as pessoas seguirem os protocolos de segurança, como evitar aglomeração, usar máscara de maneira adequada, além de não abrir mão dos hábitos de higiene.
Comentários