X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado reduz idade e intervalo de vacinas para a terceira dose em idosos


Imagem ilustrativa da imagem Estado reduz idade e intervalo de vacinas para a terceira dose em idosos
Vacina: Cariacica vai agendar mil doses para pessoas com 18 anos ou mais |  Foto: Dayana Souza - 27/08/2021

Iniciada na última semana, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 teve as regras alteradas pelo governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, nesta terça-feira (14).

A partir de agora, recebem a chamada dose de reforço idosos com 60 anos ou mais, que receberam a segunda dose de qualquer uma das vacina ou o imunizante de dose única há, pelo menos, cinco meses. 

Até então, a dose de reforço era destinada aos idosos acima de 70 anos, que cumpriram o intervalo de seis meses após a segunda dose. 


De acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o imunizante a ser utilizado nessa terceira dose é da Pfizer ou, de maneira alternativa, da Janssen e AstraZeneca.

Além deles, os pacientes imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há 28 dias, também são alcançados por essa dose de reforço. Para eles, as regras seguem as mesmas. 

Pedido de prioridade

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com pedido para que seja priorizada a vacinação dos idosos com a terceira dose e, em paralelo, que seja realizada a imunização dos adolescentes. 

Além disso, foi solicitado que seja liberada a "mistura" de vacinas, quando a segunda dose de determinado imunizante estiver em falta. Ou seja, a pessoa que recebeu AstraZeneca, como primeira dose, que possa completar o esquema vacinal com Pfizer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: