Estado analisa projeto para criar Cidade Policial Militar na Serra
Escute essa reportagem

Está em análise um projeto da Polícia Militar e do Governo do Estado para a criação da "Cidade Policial Militar", que pode abrigar setores administrativos da corporação na Serra. Um vídeo divulgado para público interno da PM explica como funcionaria o complexo.
O vídeo descreve logo na apresentação: "Com localização estratégica, próxima das principais vias de acesso à região Metropolitana de Vitória, a Polícia Militar do Espírito Santo está implementando um projeto inovador: a Cidade Policial Militar".
Além de ilustrar como vai ser a estrutura do "Centro Administrativo e Operacional", o vídeo também detalha quais são os setores que poderiam ser abrigados na "Cidade PM", que conta com 18.385 m², sendo que 9 mil m² já estão edificados. São eles:
- Comando de Polícia Ostensiva e Metropolitana (CPOM);
- Comando de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE);
- Diretoria de Recursos Humanos (DRH);
- Diretoria de Administração de Frota (DAF);
- Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC);
- Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP);
- Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran);
- 6º Batalhão de Polícia Militar.
Além desses departamentos, o local ainda abrigaria um prédio voltado para auditório, refeitório, alojamentos e sala de reunião. Vale destacar que o vídeo foi apresentado no final do ano passado para um público interno específico da PM e o projeto pode já ter sofrido alterações.
"Além de facilitar ações de políticas modernas de ação e gestão, permite que diversos setores desfrutem de infraestrutura de apoio compartilhado, redução de custos e otimização de logística e recursos humanos", diz o vídeo.
O projeto também destaca que o complexo pode trazer mais segurança para os moradores de bairros vizinhos à estrutura por conta da "Política de Polícia de Proximidade". "Com a presença de setores da Polícia Militar nos bairros e municípios situados no entorno, contribuindo com a segurança dos cidadãos capixabas e turistas".
A apresentação ressalta que a Cidade Policial Militar não é uma ação isolada e cita outros projetos de modernização da corporação, mas sem dar detalhes. "Faz parte de uma série de ações que tem sido tomadas pelo Comando Geral visando promover a tranquilidade pública", finaliza.
O governo do Estado foi procurado e encaminhou uma nota sobre o assunto. Veja abaixo na íntegra:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), informa que o vídeo não se trata de um material institucional, mas somente informa ao público interno, no caso, da Polícia Militar, uma possibilidade de utilização da área citada para, futuramente, abrigar unidades da PMES, dentro do planejamento de melhorias das condições de trabalho dos Policiais Militares, liderado pelo governador Renato Casagrande, no escopo do programa Estado Presente.
O processo de aprovação, ou não, do imóvel, ainda está em andamento na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, que iniciou a contratação de laudo técnico para avaliação do local. A equipe de Governo também estuda a viabilidade financeira e ainda não há definição detalhada. Mais informações serão divulgadas em momento oportuno.
Comentários