Zico confia em Tite e torce pela recuperação de Gabigol no Flamengo
Ídolo do rubro-negro esteve em Vitória em palestra comemorativa pelos seus 70 anos e disse que o artilheiro pode voltar a ser titular
Escute essa reportagem
Encerrando os eventos comemorativos dos seus 70 anos celebrados em 2023, Zico, eterno ídolo do Flamengo, esteve na noite de quarta-feira (20), em Vitória, para bater um papo com os capixabas sobre sua carreira.
O evento “Zico 70 anos Experience” aconteceu no Centro de Convenções e foi organizado pela FAP Eventos Esportivos, empresa capixaba do segmento esportivo, que em 2023 completa 10 anos.
Foi uma verdadeira festa do início ao fim, desde que Zico subiu ao palco exaltado pelo público presente.
Mas antes de interagir com a plateia e emocionar fãs, Zico atendeu a imprensa e falou sobre Flamengo, Gabigol, Tite, Fernando Diniz, Seleção Brasileira, Mundial de Clubes e muito mais. Ele inclusive defendeu a permanência do artilheiro no clube.
“Não estou lá no clube vivendo o dia a dia, então posso dizer se não existe a confiança dele ser titular do time. Então, eu que gosto dele, torço para que ele volte a forma que dê ao treinador a confiança de escalar ele como titular de novo”, disse o Galinho de Quintino.
Zico também deu a receita para o Flu ser campeão mundial - a final é nesta sexta-feira (22) diante do Manchester City: “É só jogar o futebol que o fez chegar a essa final. Acreditar que tem capacidade para isso”.
A Tribuna - Zico, tanto se fala na permanência ou não de Gabigol no Flamengo. Seguindo no clube, o que ele precisa fazer para resgatar o bom futebol que rendeu títulos ao Fla?
Zico - Ele precisa recuperar a confiança do treinador para poder voltar a ser titular, pois nesse período final de 2023 ele praticamente não jogou. Não sei se está com algum problema, mas um jogador como ele, em forma, não pode ficar de fora de nenhum time, de Seleção, pelo grande jogador e goleador que ele é. É um cara que conseguiu entender o que é o Flamengo, como é jogar no Flamengo, entender a torcida do Flamengo, por isso ele é querido e se tornou um grande ídolo.
Qual foi o problema do Flamengo para o time cair tanto de produção em 2023?
Acredito que o principal problema foi a saída do Dorival. Tirar um treinador que venceu dois campeonatos sem ter uma razão para isso acredito que mexeu com os jogadores. E principalmente, colocaram um cara que perdeu para ele. Na sequência a troca de treinadores, esquemas táticos diferentes. Tudo isso fez com que o time não rendesse o esperado.
E o que esperar do Flamengo para 2024? Acredita na recuperação?
Ah, a gente torce que o clube consiga grandes vitórias, grandes conquistas. Eu sou torcedor né, então a gente sempre acredita.
Confia em Tite? Acredita que ele pode ser campeão pelo Flamengo?
Capacidade para isso ele tem, não foi campeão mundial pelo Corinthians à toa. Ele tem conhecimento, fez um belo trabalho durante o período que esteve na Seleção Brasileira, infelizmente por conta de lances pontuais acabou não chegando ao objetivo final, mas a qualidade dele ninguém discute.
E sobre a Seleção Brasileira em 2024?
Não gosto de comentar possibilidade. Falo do momento. No momento o técnico é o Diniz. Ele já mostrou capacidade. O momento da Seleção não é bom, mas os jogadores precisam se esforçar também para entender o que o treinador pede. A questão do tempo, na minha época já não tinha. Isso não é grande novidade.
Dá para comparar Fernando Diniz com Telê Santana?
Cada um tem seu estilo e forma de ver o futebol. Acho que o Telê soube trabalhar com o material humano que ele tinha no momento (seleção de 1982). O Diniz tem que armar a equipe de acordo com o material que ele tem em mãos agora.
O Fluminense tem chance de ser campeão do mundo?
Tem, é só jogar o futebol que o fez chegar a essa final. Acreditar que eles têm capacidade para isso, ninguém chega lá por acaso, é uma final. Fluminense é um time preparado, um time que joga um belo futebol, fez por onde chegar lá e é enfrentar de igual para igual. São 11 contra 11, é procurar jogar o futebol deles, não procurar fazer nem mais, nem menos daquilo que eles sabem.
Comentários