X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Vitória utiliza GPS no Capixabão


Imagem ilustrativa da imagem Vitória utiliza GPS no Capixabão
|  Foto: Vitor Nicchio/Vitória FC

O que é comum nas principais divisões do futebol brasileiro e mundial é agora um diferencial para o Vitória no Capixabão. O time alvianil está fazendo uso de aparelhos de GPS para monitorar o desempenho dos atletas em treinos e jogos, além de ter dados importantes para controle de cargas de treinamento.

O GPS já foi utilizado na vitória sobre o São Mateus por 2 a 0, na primeira rodada, nos 11 jogadores titulares, e em treinos da equipe. O Estrela do Norte também utilizará dois aparelhos no Capixabão, adquiridos pelo preparador físico Wallace Pessanha.

As informações coletadas agradaram ao preparador físico do Vitória, Luiz Fernando Vieira Paião, que chegou ao clube neste ano, vindo do São Bento/SP. Depois de receberem os dados do professor de Educação Física e fisiologista Rodrigo Aquino, a comissão técnica alvianil divulga as informações para os jogadores e utiliza os dados para individualizar a carga de treinos para cada atleta, o que também ajuda a prevenir lesões.

“Nós estamos utilizando nos 11 jogadores titulares e colocaremos no atleta que entrar em campo no intervalo do jogo. Os números foram satisfatórios para um primeiro uso. Tivemos atletas percorrendo 9,5 km no jogo, o que é um bom número, mas claro que ainda pode melhorar. No Botafogo/SP, trabalhei com o Diego Pituca (hoje no Santos) e ele chegava a correr 12,5 km no jogo”, analisa Luiz, que também fala sobre a importância da tecnologia.

“O GPS ajuda muito no controle de carga, o que é muito importante para o desempenho e o rendimento do atleta, para não expor o atleta a um excesso ou falta de treino. É muito importante para qualquer educador físico, para ver quem está próximo do ideal e quem ainda falta chegar lá”, explica o preparador físico alvianil.

Com os aparelhos, o time comandado por Rodrigo Fonseca encara o Serra no sábado (1º), às 15 horas, no estádio Robertão, pela segunda rodada do Capixabão. O Vitória é o atual campeão da competição e está na liderança com três pontos, à frente do Rio Branco no saldo de gols (2 contra 1).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: