Vini Jr., Marta e Raphinha concorrem a melhor jogador do mundo na Bola de Ouro
Vini disputou 58 jogos, com 22 gols e 19 assistências. Já Raphinha se destacou nos títulos da La Liga e Copa do Rey pelo Barcelona
Escute essa reportagem
Eleito melhor jogador do mundo no prêmio The Best, da Fifa, na última temporada e segundo lugar na Bola de Ouro, Vinícius Júnior volta a concorrer à premiação da revista francesa France Football pela temporada 2024/2025. O atacante do Real Madrid terá a companhia de Raphinha, do Barcelona, na categoria masculina, e de outras duas compatriotas entre as mulheres: Marta, do Orlando Pride, e Amanda Gutierres, do Palmeiras, receberam indicações da revista.
Apesar de uma temporada abaixo daquela em que chegou a ser favorito para vencer a Bola de Ouro, Vini Jr. não deixou de ser lembrado pela Bola de Ouro em 2025. Com o Real Madrid, o atacante conquistou a Supercopa da Uefa e o Intercontinental — competição refundada pela Fifa no último ano e que substituiu antigo modelo anual do Mundial de Clubes.
Na última temporada, considerando ainda o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, Vini disputou 58 jogos, com participação direta em 41 gols do Real Madrid, com 22 marcados e 19 assistências no período.

Com contrato até 2027 com o clube espanhol, e apesar de críticas imprensa espanhola na última temporada, o atacante discute uma extensão junto ao Real Madrid — e em meio ao interesse da Arábia Saudita em seu futebol.
Vini Jr. volta aos indicados após abandonar a premiação em 2024, em conjunto com a delegação merengue, pelo “tratamento que o clube recebeu da France Football”.
Na ocasião, a revista não anunciou o vencedor antes da premiação, fato que incomodou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, e seus pares. Na cerimônia, Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola, foi eleito melhor do mundo.
Raphinha, pelo desempenho no Barcelona, esteve entre os cotados ao melhor do mundo na última temporada. O clube catalão foi campeão de La Liga e da Copa do Rei, e chegou às semifinais da Champions League — sendo eliminado pela Inter de Milão na disputa.
Ao lado de Lamine Yamal — que também foi lembrado pela France Football, tanto como melhor jogador do mundo, quanto no prêmio Kopa, de melhor sub-21 —, o brasileiro ganhou destaque sob o comando de Hansi Flick e se tornou peça incontestável na seleção brasileira de Dorival Júnior e, posteriormente, de Carlo Ancelotti.
Futebol feminino
Na outra categoria, Marta, eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, é o nome brasileiro mais vencedor neste tipo de premiação. Esta é a terceira vez que a brasileira é indicada pela France Football, já que anteriormente a premiação acontecia em conjunto com a Fifa, e busca sua primeira Bola de Ouro no novo formato. Além dela, Amanda Gutierres, de 24 anos, atacante do Palmeiras, é outro nome que foi lembrado na premiação da revista.
A dupla concorre na premiação após a conquista da Copa América pela seleção brasileira, quando derrotaram a Colômbia na decisão, após empate por 4 a 4 e triunfo nos pênaltis.
Matéria em atualização
Comentários