X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ultramaratonista capixaba é o melhor do Brasil em prova na Grécia

Pela segunda vez Carlos Gusmão foi o primeiro do País a chegar na frente. Em 2022, foi o melhor latino-americano da Spartathlon


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ultramaratonista capixaba é o melhor do Brasil em prova na Grécia
Ultramaratonista capixaba é o melhor do Brasil em prova na Grécia |  Foto: Sparta Photography Club/ Divulgação Carlos Gusmão

O ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão esteve novamente entre a elite mundial de corredores de resistência, representando o Brasil na Spartathlon, uma das ultramaratonas mais exigentes do planeta. A prova, que percorre 246 km entre Atenas e Esparta, desafia os atletas a completarem o trajeto em até 36 horas.

Ultramaratonista de Vila Velha, Carlos concluiu a Spartathlon 2024 com 32 horas, 44 minutos e 29 segundos, sendo o melhor brasileiro entre os dez que disputaram a prova.

Carlos Gusmão é o brasileiro que mais vezes concluiu a Spartathlon, com agora seis finalizações: 2014, 2015, 2016, 2018, 2022 e 2024.

Na edição de 2022, Gusmão se destacou ao ser o melhor atleta latino-americano da competição, finalizando na 36ª colocação geral, completando o percurso com o tempo de com 31h15min38.

Além disso, ele registrou seu melhor tempo em 2017, completando a prova em 30 horas e 47 minutos.

"Para mim, a Spartathlon vai além da corrida. É uma jornada de superação, onde cada passo é uma lição sobre o poder da mente e da alma. A Spartathlon não se corre, se vive uma experiência", afirma Gusmão, de 45 anos, que enfrentou temperatura próxima de 39ºC.

Carlos Gusmão embarcou para a Grécia, dia 23 de setembro, e a Spartathlon aconteceu no dia 28 de setembro. A expectativa era bem alta, e o capixaba estava preparado para mais um desafio extremo, levando o nome do Brasil à linha de chegada em Esparta.

A Spartathlon é uma prova lendária, que revive o feito do antigo mensageiro Feidípedes, que teria corrido de Atenas a Esparta em busca de ajuda militar durante a batalha de Maratona, em 490 a.C. Hoje, corredores de todo o mundo refazem esse percurso, e Carlos Gusmão esteve mais uma vez lá, representando com orgulho o Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: