X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Tsunoda na Red Bull até o fim do ano? ‘Chefão’ da equipe revela prazo para o piloto na Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

A Red Bull confirmou que Yuki Tsunoda permanecerá como segundo piloto da equipe até o final da temporada de 2025 da Fórmula 1, encerrando a possibilidade de uma nova mudança no time ao lado de Max Verstappen durante o ano caso o japonês não corresponda às expectativas. A garantia foi dada pelo ‘chefão’ Helmut Marko. Com isso, ele terá 22 corridas para provar o seu valor e não ter o mesmo destino do antecessor, Liam Lawson, que retornou para a Racing Bulls.

A decisão de manter o piloto de 24 anos até o final do ano surge em um contexto em que o segundo carro da escuderia tem sido um ponto de incerteza. Em 2024, o desempenho abaixo do esperado de Sergio Pérez foi considerado um dos fatores que impediram a equipe de conquistar o título do Mundial de Construtores, apesar do domínio de Verstappen no campeonato de pilotos.

Em declaração à BBC Radio 5 Live, Marko reforçou a confiança em Tsunoda “[Fica] até o fim da temporada. Acreditamos que ele pode fazer o trabalho”, afirmou o consultor da Red Bull, destacando, posteriormente, o avanço do piloto japonês em relação aos anos anteriores.

O japonês está em sua quinta temporada na F-1 e foi elogiado pela evolução em desempenho e pela maturidade adquirida. “Após quatro anos, agora no quinto, ele tem uma personalidade ainda mais forte, confiante, e fez duas boas corridas. Só não foi melhor porque a estratégia da Racing Bulls não funcionou. Neste caso, a experiência de um carro muito difícil é algo que vai ajudar”, explicou o dirigente.

‘Sacado’ por Tsunoda, Lawson terá tempo para se recuperar

Sobre Liam Lawson, que perdeu a vaga na equipe principal, Marko destacou que o neozelandês terá a oportunidade de se recuperar no time satélite. “Ele volta à Racing Bulls, que tem um carro capaz de andar no top-10 na classificação e na corrida. O desempenho não foi bom o bastante, e isso vem de autoestima. Estávamos preocupados que a confiança dele fosse tão danificada que não conseguiríamos fazê-lo recuperar sua performance normal”, afirmou.

A Red Bull, embora mantenha-se competitiva em 2025, enfrenta dificuldades com o modelo RB21. De acordo com Marko, “não é o carro mais veloz e é muito difícil de guiar. Max pode lidar com ele, mas Liam, não”. O retorno de Lawson à equipe secundária visa, então, permitir que ele recupere seu ritmo e confiança para futuras oportunidades.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, na madrugada dos dias 4 e 6 de abril para o Brasil. O evento marcará a terceira corrida da temporada 2025 e funcionará como uma oportunidade para Tsunoda competir em casa como piloto titular da Red Bull.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: