X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

TJPE rejeita recurso e mantém recuperação judicial do Santa Cruz

Autores ainda podem contestar decisão em Instância Superior


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem TJPE rejeita recurso e mantém recuperação judicial do Santa Cruz
Segundo decisão, a Lei nº 11.101/2005 que trata de recuperação judicial não restringe sua aplicação apenas a empresas |  Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu por unanimidade manter o processo de recuperação judicial do Futebol Clube Santa Cruz. Isso ocorreu após um recurso apresentado por oito pessoas físicas para suspender temporariamente o processo, o qual foi negado.

Os autores do recurso argumentaram que o Santa Cruz, por ser uma associação civil, não deveria estar sujeito à recuperação judicial, alegando que esse mecanismo é destinado apenas às empresas.

No entanto, o desembargador Sílvio Neves Baptista Filho explicou que a Lei nº 11.101/2005, que trata da recuperação judicial, não restringe sua aplicação apenas a empresas, permitindo sua utilização por clubes de futebol e associações civis sem fins lucrativos.

O desembargador destacou que a Lei nº 14.193/2021, referente à Sociedade Anônima do Futebol, também confere aos clubes a opção de recorrer à recuperação judicial.

Ele mencionou jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que corroboram esse entendimento. E, ao final, ressaltou que a decisão da 5ª Câmara Cível do TJPE ainda pode ser contestada por meio de recurso.

Dessa forma, o processo de recuperação judicial do Futebol Clube Santa Cruz permanece em curso.

"Ora, sendo o clube a 'associação civil, regida pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), dedicada ao fomento e à prática do futebol' nos termos do Art. 1, §1, I, da Lei nº 11.101/05 em análise, é factível assumir sua legitimidade para interposição de pedido de recuperação judicial, independente da transformação em sociedade anônima futebolística." - Desembargador Sílvio Neves Baptista Filho,

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: