X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Técnico de rival do Corinthians é destaque na Vogue e explica por que usa roupas chiques


Ouvir

Escute essa reportagem

Segundo Castillo é o homem da vez na América do Sul. Na vitória sobre o Corinthians, pela terceira fase da Libertadores, o treinador do Barcelona de Guayaquil chamou a atenção dos torcedores ao utilizar um traje fino, à beira do campo. Após o triunfo por 3 a 0, imagens do técnico rodaram o mundo e foram parar até em revistas especializadas de moda, como a Vogue, na Itália.

“Um olhar tão elegante e fora do comum – nenhum técnico jamais tinha ostentado algo tão completo na história do futebol – para sequestrar os olhos não só dos espectadores no estádio, mas de todo o mundo”, escreveu a publicação na revista italiana. A Vogue ainda destacou que, se Castillo fosse convidado, estaria de acordo com o tema do próximo Met Gala – definido como “Black Dandy”.

“As mulheres são mais detalhistas nessas questões. Minha mulher é quem me ajuda com as roupas. Se ela me vê bonito, isso é mais do que o suficiente. Ela sempre se preocupa em como eu deveria estar vestido”, afirmou o treinador, em entrevista ao Diario Extra, em outubro de 2024 – quando havia assumido o comando da equipe, ainda de forma interina.

“É preciso estar à altura do lugar onde está. Então, trato de apresentar uma boa imagem aos meus jogadores e torcedores”, afirmou o treinador. A escolha pelos trajes finos tem dado resultado: além de levar uma vantagem de 3 a 0 para a partida de volta contra o Corinthians, Castillo ainda não sofreu uma derrota sequer no comando do Barcelona de Guayaquil.

Conheça Segundo Castillo

Aos 42 anos, Castillo é um dos grandes nomes do futebol equatoriano. Como jogador, defendeu a seleção sul-americana na Copa do Mundo de 2006, que chegou às oitavas de final. Revelado pelo Espoli, do Equador, também atuou no Estrela Vermelha, da Sérvia, Everton e Newcastle em sua passagem pelo futebol europeu. Encerrou a carreira 2020, no Guayaquil City; antes, passou pelo futebol mexicano, saudita e pelo Barcelona, entre 2016 e 2018.

Castillo está no comando do Barcelona desde 2024. A partida desta quarta não foi a primeira em que o treinador utilizou trajes finos à beira do gramado. Pelo contrário: o mais comum é que se vista com ‘elegância’ em sua carreira como comandante. Quando foi anunciado pelo novo clube, utilizou colete e boina no vídeo divulgado pelo Barcelona.

Em seu Instagram, também compartilha esse estilo de vestimenta. Se intitulando como “Sir Second Castle”, que é a tradução do nome Segundo Castillo para o inglês, soma 183 mil seguidores; na foto de perfil, uma dividida com Messi, em uma das partidas que enfrentou a Argentina durante a carreira pela seleção equatoriana.

Após pendurar as chuteiras, Castillo trabalhou como assistente técnico do Barcelona entre 2022 e 2024, trabalhando ao lado de nomes como Ariel Holan e Fabián Bustos, treinadores argentinos que também tiveram passagens pelo Santos nos últimos anos. No final da última temporada, assumiu de maneira interina o comando da equipe após a saída de Holan.

Em seis jogos, somou três vitórias e três empates, desempenho que resultou em sua efetivação no comando da equipe. Castillo se tornou, ao começar a temporada de 2025, o primeiro treinador equatoriano a iniciar um ano à frente do Barcelona de Guayaquil em 14 anos.

O treinador ainda não teve derrotas à frente do Barcelona. A última derrota da equipe se deu em outubro de 2024; desde então, são 15 partidas, com dez vitórias e cinco empates. Na próxima quarta-feira, viaja ao Brasil para garantir ao menos um empate na Neo Química Arena para se classificar à fase de grupos da Libertadores – e manter o estilo ‘ousado’ com seus trajes à beira do gramado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: