X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Senado avança em CPI que investiga manipulação de resultados no futebol

Ao todo 109 partidas disputadas em 2023 estão sob suspeita de manipulação


Ouvir

Escute essa reportagem

O Senado Federal criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se houve manipulação de resultados em 109 partidas do futebol brasileiro ocorridas em 2023. A suspeita é de que possa ter acontecido manipulação para favorecer apostadores.

Segundo informações do site Lance, o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) será o presidente da CPI da Manipulação de Resultados de Futebol, e o senador e ex-jogador Romário (PL/RJ) será o relator.

Em meio às discussões sobre a regulamentação das casas de aposta no Brasil, a CPI irá convidar dirigentes, jogadores, árbitros e também corruptores. Ao todo, a comissão contará com 11 membros titulares e sete suplentes e os trabalhos devem durar pelo menos 180 dias.

John Textor, sócio-majoritário da SAF do Botafogo, deve ser um dos primeiros a serem ouvidos. Na última segunda-feira, Textor disse ter "evidências pesadas" e "100% provadas" de que o Palmeiras está sendo beneficiado durante os últimos dois anos.

O empresário ainda afirmou que cinco jogadores do São Paulo teriam contribuído para a goleada de 5 a 0 sofrida para o Verdão, pela 29ª rodada do Brasileirão.  

Em nota, ele também citou a vitória palestrina por 4 a 0 contra o Fortaleza, pela 35ª rodada do torneio nacional 2022, acusando quatro atletas do Leão do Pici de manipulação.

De acordo com o cartola, sete jogadores chegaram a exibir desvios anormais em situações chaves de gol. Mas cinco deles excederam os limites "que poderiam estabelecer clara e convincente evidência de manipulação".

Textor ponderou que isso não significa que os clubes são responsáveis pela manipulação, mas sim jogadores específicos, mas não citou nomes. 

Em comunicados divulgados, tanto o São Paulo quanto o Fortaleza repudiaram as acusações e afirmaram que analisam medidas judiciais contra o dirigente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: