São Pedro estreia no Circuito Brasil de Beach Soccer após título internacional
Equipe feminina estreia no Circuito Brasil da modalidade em março. Já o Anchieta vai representar o Estado na categoria masculina
Escute essa reportagem
Após o título de campeã da América de Futebol de Areia, a equipe feminina do São Pedro agora vira a chave para mais uma competição: o Circuito Brasil de Beach Soccer, que tem início em março, no Rio de Janeiro.
Para Silvana, uma das atletas mais experientes do time, o objetivo é manter o foco para que o São Pedro siga realizando um bom trabalho dentro das quadras.
“Agora viramos a chave para o campeonato nacional, que já está perto. Nós entendemos que o próximo desafio é sempre o mais difícil, então é manter a pegada e continuar com os treinos. Para chegar longe, a gente tem que suar a camisa”, afirmou ela
No total, o Circuito Brasil terá 12 clubes masculinos e 8 clubes femininos na disputa divididos em dois grupos durante a primeira fase. Nesse sentido, os quatro melhores de cada grupo masculino e os dois melhores de cada grupo feminino avançam para a fase eliminatória.
O São Pedro está no grupo B, com Flamengo-RJ, Sampaio Corrêa-MA e Confiança-SE. Já o grupo A é formado por UDA-AL, Vasco da Gama-RJ, Botafogo-RJ e Sport-PE.
Na categoria masculina, o Espírito Santo será representado pelo Anchieta, que está no grupo A com: Vasco da Gama-RJ, Corin thians-SP, ABC-RN, Internacional-RS e Londrina-PR.
O Anchieta estreia no dia 3 de março contra o Vasco, às 15h40. Já o São Pedro entra em quadra a partir do dia 24 de março, no entanto, o confronto ainda não foi definido.
Na temporada de 2023, o torneio distribuirá cerca de R$ 100 mil reais em prêmios.
Calendário
Diferente das demais modalidades, o futebol de areia começou como um espetáculo e, só depois de alguns anos, que foi reconhecido oficialmente como um esporte. Apesar do crescimento, o calendário ainda não é estável - principalmente na modalidade feminina.
De acordo com Silvana, sementes estão sendo plantadas para que no futuro o Beach Soccer possua um calendário melhor, além de mais apoio e reconhecimento.
“Acredito que através do nosso comprometimento e batalha diária, as coisas podem mudar. Pode ser que a gente não usufrua desse momento, mas futuramente alguém vai usufruir de um calendário melhor, de apoio e reconhecimento. Creio que estamos plantando para que as meninas da base possam colher futuramente”.
Leia mais em:
Djokovic diz que aguarda decisão dos EUA sobre entrar no país sem vacina
Ginasta capixaba é convocada para Seleção: "Objetivo é Olímpiadas de Paris"
Equipe capixaba completa 20 anos em 2023
Em meados de 2000, os torneios de Beach Soccer realizados pela Prefeitura de Vitória tinham como característica a participação de equipes de bairro. Como a comunidade de São Pedro não possuía um time próprio, diversas atletas da região jogavam por equipes vizinhas. Até que em 2003 elas resolveram se juntar para competir por São Pedro - dando origem a uma das principais equipes capixabas de futebol de areia.
Durante a trajetória, a equipe conquistou diversos títulos, como o Metropolitano, o Estadual, o Brasileiro e agora a Copa dos Campeões da América, em El Salvador.
De acordo com Silvana, o título conquistado na última semana representa anos de plantio.
“O título que conquistamos representa anos de plantio, não só de quem está vivenciando esse momento, mas também de todas as outras meninas que já pararam de competir, mas que ainda vivem a modalidade com a gente. Elas fazem parte dessa conquista”, ressaltou a atleta.
O título da Copa dos Campeões da América ou Americas Wiwwners Cup, foi conquistado de forma invicta pelo São Pedro: foram cinco vitórias em cinco jogos.
Comentários