X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

São Paulo recebe o frágil Atlético-GO pelo Brasileirão em preparação para a Libertadores


Passados os compromissos pela Copa do Brasil, São Paulo e Atlético-GO voltam as atenção para o Campeonato Brasileiro em situações completamente opostas. O time do MorumBis, que joga diante da sua torcida, precisa da vitória para chegar aos 38 pontos e entrar no G-4. O rival goianiense, por outro lado, amarga a lanterna da competição e sonha com dias melhores. A bola rola neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília).

O São Paulo tem 35 pontos e começou a rodada na 6ª colocação, empatado com o Cruzeiro, mas atrás pelos critérios de desempate (tem uma vitória a menos). Com um triunfo em casa, ultrapassa o Palmeiras na 4ª colocação, que soma 37. Vale ressaltar que o time alviverde encara o Flamengo no Maracanã, no mesmo horário, em duelo que marca o reencontro com o algoz da Copa do Brasil.

O Atlético-GO vive uma realidade complicada. Com apenas 12 pontos, ocupa a última colocação do Brasileirão. E mais: está há 14 jogos em saber o que é vencer (nove derrotas, sendo cinco consecutivas, e cinco empates). A última vez que o clube comemorou um placar favorável foi diante do Fluminense no dia 15 de junho.

Se a classificação na Copa do Brasil não fosse o bastante, o São Paulo tem ainda mais motivos para ir com força total sobre o enfraquecido rival de domingo. A equipe tricolor venceu o Flamengo na última rodada do Brasileirão, em um duelo bastante equilibrado e de alto nível, que teve o único gol de Calleri para desempatar o marcador.

O técnico Luis Zubeldía, porém, pode optar por um time alternativo. Isso porque, no meio de semana, o elenco viaja ao Uruguai onde vai enfrentar o Nacional pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto acontece na quinta-feira, às 19 horas (horário de Brasília). Então, é de se imaginar que, mesmo jogando em casa, o treinador argentino aproveite da fragilidade do rival para descansar alguns atletas e dê rodagem a outros.

Do outro lado, o Atlético-GO ainda tenta se encaixar no esquema de Umberto Louzer, que terá apenas seu segundo jogo no comando da equipe no duelo no MorumBis. O primeiro teste foi justamente contra o Vasco, em que o time acabou sendo eliminado da Copa do Brasil. Além das evidentes diferenças entre os times, joga contra os visitantes também o retrospecto. Na história do Brasileirão, no estádio são-paulino, foram 5 vitórias e 2 empates desde 2006 para os mandantes.

Outra discrepância entre os rivais é no estilo de jogo. O São Paulo é o vice-líder do País quando o assunto é jogar com a bola nos pés. Tem média de 56,1% da posse de bola. Do outro lado, o Atlético é o quinto que menos fica com ela: 45,7%.

Apesar das diferenças, é de se observar que o ponto forte de cada um pode não ser tão eficaz. O São Paulo tem feito bastante gols de bola rasteira, o que não tem sido um problema para o Atlético-GO. Do lado dos visitantes, a bola parada que é o ponto forte acaba não sendo um defeito dos comandados de Zulbedía, tendo sofrido apenas um gol assim nos últimos 14 jogos.

HISTÓRIA

Desde que Rogério Ceni se aposentou, a vaga de goleiro titular do São Paulo nunca esteve totalmente preenchida - até agora. Rafael completa, contra o Atlético-GO, seu 100º jogo com a camisa tricolor, e a torcida fazia tempo que não ficava tão feliz com um defensor da meta. Com o acordo vigente entre as partes acabando em 2025, a ideia de ambas é que o relacionamento perdure por mais tempo.

MERCADO DA BOLA

Por coincidência, o Nacional do Uruguai, próximo rival do São Paulo na Libertadores, emprestou um jogador ao Atlético-GO, adversário deste domingo. Trata-se de Rafael Haller, lateral-direito que tem acordo com o clube brasileiro até o fim deste ano.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X ATLÉTICO-GO

SÃO PAULO - Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Bobadilla e Luiz Gustavo; Lucas, Luciano (Wellington Rato) e Ferreirinha; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

ATLÉTICO-GO - Pedro Rangel; Roni, Adriano Martin, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas, Baralhas, Shaylon e Alejo Cruz; Emiliano Rodríguez e Luiz Fernando. Técnico: Umberto Louzer.

ÁRBITRO - Davi Lacerda (ES).

HORÁRIO - 16 horas.

LOCAL - MorumBis, em São Paulo (SP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: