X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Santos e Palmeiras buscam título do Paulistão para coroar momentos distintos


Ouvir

Escute essa reportagem

Santos e Palmeiras fazem clássico neste domingo, às 18h, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das finais do Campeonato Paulista. Por ter melhor campanha, o time alviverde decide em casa, no próximo domingo, no mesmo horário, no Allianz Parque. Ambas as equipes buscam o título para coroar momentos distintos. Enquanto Abel Ferreira pode cravar seu nome como o treinador que mais vezes ergueu taças pelo clube, os santistas desejam o troféu para ter a certeza de que estão no caminho da reconstrução após a dolorosa queda para a Série B.

Hegemônico no futebol paulista há quase dez anos, o Palmeiras disputa a sua quinta final consecutiva de Estadual. O time comandado por Abel venceu as duas últimas edições do Paulistão, batendo o São Paulo e o Água Santa na decisão, respectivamente, e agora terá de derrotar o Santos para repetir um feito que não acontece há 90 anos. A última vez que os palmeirenses venceram o Paulista três vezes seguidas foi entre 1932 e 1934. O clube é o segundo maior vencedor da competição, com 25 títulos, atrás do Corinthians, com 30.

O Estadual pode não ter mais o peso de outrora, mas pode ter um sabor especial para Abel Ferreira. Caso o Palmeiras seja campeão, o português de 45 anos vai igualar Oswaldo Brandão e se tornar o treinador com mais troféus na história do clube. No clube desde dezembro de 2020, ele conquistou os seguintes títulos: Copa Libertadores (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2022), Brasileirão (2022 e 2023), Copa do Brasil (2020), Campeonato Paulista (2022 e 2023) e Supercopa do Brasil (2023). Abel também é o comandante com mais finais pelo clube, com 12.

O Palmeiras chega à final do Paulistão invicto, com 10 vitórias e quatro empates em 14 jogos, com 26 gols marcados e 10 sofridos. A equipe conta com o artilheiro do torneio, o argentino Flaco López, que já balançou as redes 10 vezes. Um dos gols foi anotado justamente na vitória por 2 a 1 no duelo com o Santos, pela terceira rodada do Estadual. O duelo com o alvinegro praiano foi o único clássico vencido pela equipe alviverde na temporada. Contra São Paulo e Corinthians, o time empatou por 1 a 1, e 2 a 2, respectivamente.

RECONSTRUÇÃO

O Santos pode dizer que não está mais juntando os cacos. Depois de um 2023 para esquecer, com eliminações precoces, a não classificação para a Copa do Brasil e o rebaixamento para a Série B, o clube passou por uma reformulação geral. Eleito na virada do ano, o presidente Marcelo Teixeira, em sua terceira passagem pelo Santos, providenciou um pacotão com 11 atletas e contratou Fábio Carille para comandar a reconstrução do clube.

Com apenas três meses do novo trabalho, o Santos já não lembra mais o time pouco competitivo que caiu para a Série B. A equipe se classificou com folga na primeira fase e fez a segunda melhor campanha do Paulistão. Gil e Giuliano, deixados de lado pelo Corinthians, são alguns dos destaques da equipe santista.

Terceiro maior campeão paulista, com 22 títulos, empatado com o São Paulo, o Santos não vence o torneio desde 2016, quando bateu o Audax, então do técnico Fernando Diniz. Nos últimos três anos, a equipe sequer chegou às semifinais. Vale ressaltar que o Santos tem o Palmeiras engasgado. O time alviverde venceu as duas últimas finais que as equipes disputaram: a Libertadores de 2020, e a Copa do Brasil de 2015, mesmo ano da conquista da equipe alvinegra sobre o adversário no Estadual.

RETORNOS IMPORTANTES

Para a final, o Santos pode contar com o retorno do lateral-direito Aderlan, que se recupera de lesão. O retorno é considerado essencial, uma vez que o time de Fábio Carille não terá para a posição Hayner, que cumpre suspensão após expulsão na semifinal contra o Red Bull Bragantino.

Pelo lado alviverde, Gustavo Gómez retornou de lesão e esteve à disposição contra o Novorizontino, mas não entrou em campo. A tendência é que Luan seja mantido na posição. Endrick, que saiu com dores na coxa direita na última partida, e reclamou do mesmo problema no jogo do Brasil contra a Espanha, não tem problemas e será titular. É o último título que o atacante de 17 anos vai disputar pelo Palmeiras antes da transferência ao Real Madrid, em julho.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X PALMEIRAS

SANTOS - João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Guilherme, Julio Furch e Pedrinho (Otero). Técnico: Fábio Carille.

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Mayke (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza.

HORÁRIO - 18 horas.

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: