Rebeca Andrade concorre ao Laureus, o ‘Oscar do esporte’; veja todos os indicados
Escute essa reportagem
A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista do olímpica da história do Brasil, foi indicada para a categoria Retorno do Ano no prêmio Laureus World Sports Awards, o ‘Oscar do esporte’. A indicação foi divulgada nesta segunda-feira. A cerimônia da 25ª edição do evento está marcada para o dia 21 de abril e vai acontecer em Madri.
A nomeação de Rebeca para a categoria tem por base o seu histórico de superação, quando ela teve de se recuperar de três lesões no ligamento cruzado anterior do joelho direito para atingir o status de maior medalhista olímpica nacional.
O prêmio é uma das principais distinções do mundo do esporte, em reconhecimento a atletas, equipes e projetos esportivos que obtiveram destaque nos últimos 12 meses. A edição de 2025 marca um quarto de século da premiação. Nesta edição, além de exaltar os destaques que brilharam nos Jogos de Paris 2024, o evento vai também homenagear o passado de atletas que marcaram seus nomes na esfera esportiva.
Os indicados foram escolhidos por 1.300 integrantes do painel de mídia global do Laureus. Os contemplados deste ano serão escolhidos por um júri composto por 69 integrantes composto por nomes ligados diretamente ao mundo esportivo.
Os concorrentes de Rebeca ao prêmio de Retorno do Ano são o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarme Titmus.
O Prêmio Laureus tem ainda mais oito categorias: Atleta feminina do ano, Atleta masculina do ano, Paratleta do ano, Equipe do ano, Revelação do ano, Retorno do ano, Atleta nos esportes de ação, Esportes pelo bem.
Confira a lista dos indicados nas principais categorias:
Atleta masculino:
- Carlos Alcaraz (Espanha): tênis
- Mondo Duplantis (Suécia): atletismo
- Léon Marchand (França): natação
- Tadej Pogacar (Eslovênia): ciclismo
- Max Verstappen (Holanda): automobilismo
Atleta feminina:
- Simone Biles (EUA): ginástica
- Aitana Bonmatí (Espanha): futebol
- Sifan Hassan (Holanda): atletismo
- Faith Kipyegon (Quênia): atletismo
- Sydney McLaughlin-Levrone (EUA): atletismo
- Aryna Sabalenka (Belarus): tênis
Equipe do ano:
- Equipe feminina do Barcelona (Espanha): futebol
- Boston Celtics (EUA): basquete
- Equipe MacLaren: automobilismo
- Real Madrid (ESP): futebol
- Seleção masculina (ESP): futebol
- Seleção masculina (EUA): basquete
Revelação do ano:
- Julien Alfred(Santa Lúcia): atletismo
- Bafyer Leverkusen (Alemanha): futebol
- Summer McIntosh (Canadá): natação
- Letsile Tebogo (Botsuana): atletismo
- Victor Wembanyama (França): basquete
- Lamine Yamal (Espanha): futebol
Atleta de ação:
- Yuto Horigome (JAP): skate
- Chloe Kim (EUA): snowboard
- Caroline Marks (EUA): surfe
- Aleksandra Miroslaw (POL): escalada esportiva
- Tom Pidcock (ING): ciclismo mountain bike
- Arisa Trew (AUS): skate
Melhor Paratleta do ano:
- Catherine Debrunner (Suíça): atlettismo
- Teresa Perales (ESP): natação
- Tokito Oda (JAP): tênis em cadeira de rodas
- Matt Stuzman (EUA): tiro com arco
- Jiang Yuyan (CHI): natação
- Qu Zimo (CHI): badminton em cadeira de rodas
Comentários