X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Quatro já caíram: quais técnicos ainda estão na corda bamba no Brasileirão?


Ouvir

Escute essa reportagem

A temporada de 2025 do Campeonato Brasileiro começou há menos de um mês, e a instabilidade nos comandos técnicos dos clubes já é um destaque. Depois de apenas cinco rodadas disputadas, quatro treinadores foram demitidos, evidenciando a pressão por resultados no futebol nacional.

Mano Menezes, caiu do Fluminense na primeira rodada, Pedro Caixinha deixou seu trabalho no Santos na terceira, enquanto Gustavo Quinteros (Grêmio) e Ramón Díaz (Corinthians), foram dispensados após a quarta rodada.

Diante de tanta pressão, outros técnicos balançam no cargo, principalmente com nomes fortes no mercado, entre eles Tite, Luís Castro, Dorival Júnior e Jorge Sampaoli, além dos novos desempregados à disposição.

QUAIS SÃO OS OUTROS TREINADORES NA CORDA BAMBA?

LUIS ZUBELDÍA

Mesmo após vencer o o Santos no clássico do último domingo, o argentino por causa da sequência de quatro empates que antecederam o clássico, sendo o principal deles contra o Alianza Lima, do Peru, válido pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores. O time tricolor abriu uma vantagem de 2 a 0, mas sofreu o empate após substituições ruins de Zubeldía.

O treinador foi recentemente garantido no cargo pelo diretor Carlos Belmonte, mas o nome de Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil 2023, assombra o argentino. Ele está no time do MorumBis desde 20 de abril de 2024. O São Paulo é o décimo no Nacional e segundo em sua chave na Libertadores.

CUCA

Contratado no início da temporada, o técnico Cuca vive uma forte instabilidade, tanto no Brasileirão, quanto na Copa Sul-Americana. Apesar do título Estadual, o elenco do Atlético-MG não tem performado bem no Nacional. A equipe é a primeira fora da zona de rebaixamento. Derrotas para Grêmio e Santos, outros clubes em crise e sem treinadores, geraram críticas e burburinho sobre o trabalho do treinador. A vitória contra o Botafogo, no último final de semana, deu um respiro ao comandante.

FÁBIO CARILLE

Fábio Carille é outro que chegou no início do ano e convive com forte pressão. O treinador é constantemente criticado pela torcida nos estádios e nas redes sociais. O episódio mais complicado da passagem foi o empate contra o Melgar, na Copa Sul-Americana. Os cariocas abriram uma boa vantagem de 3 a 1, fora de casa, mas foram surpreendidos e sofreram o empate a 10 minutos do fim da partida. Apesar das reclamações, o Vasco não está mal colocado no Brasileirão: é o oitavo e vem de empate no clássico diante do rival Flamengo.

Nono colocado no Brasileirão, o Juventude tem o trabalho do treinador Fábio Matias sob questionamentos. O 6 a 0 para o Flamengo foi um período obscuro para o técnico e seus comandados. Outras questões extracampo, como a acusação de manipulação de resultados ao atacante Ênio, prejudicam o ambiente do time gaúcho. O técnico foi contratado em outubro do ano passado.

PEPA

Desde o ano passado no comando e um dos responsáveis pelo acesso do Sport à elite nacional, o português Pepa vive dias difíceis no Recife. O comandante amarga a lanterna da competição, com apenas um ponto em cinco jogos. No último sábado, a equipe foi derrotada pelo Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena. O confronto com o Fortaleza, na próxima rodada, na Ilha do Retiro, pode ser decisivo para a continuidade do treinador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: