Quatro já caíram: quais técnicos ainda estão na corda bamba no Brasileirão?
Escute essa reportagem
A temporada de 2025 do Campeonato Brasileiro começou há menos de um mês, e a instabilidade nos comandos técnicos dos clubes já é um destaque. Depois de apenas cinco rodadas disputadas, quatro treinadores foram demitidos, evidenciando a pressão por resultados no futebol nacional.
Mano Menezes, caiu do Fluminense na primeira rodada, Pedro Caixinha deixou seu trabalho no Santos na terceira, enquanto Gustavo Quinteros (Grêmio) e Ramón Díaz (Corinthians), foram dispensados após a quarta rodada.
Diante de tanta pressão, outros técnicos balançam no cargo, principalmente com nomes fortes no mercado, entre eles Tite, Luís Castro, Dorival Júnior e Jorge Sampaoli, além dos novos desempregados à disposição.
QUAIS SÃO OS OUTROS TREINADORES NA CORDA BAMBA?
LUIS ZUBELDÍA
Mesmo após vencer o o Santos no clássico do último domingo, o argentino por causa da sequência de quatro empates que antecederam o clássico, sendo o principal deles contra o Alianza Lima, do Peru, válido pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores. O time tricolor abriu uma vantagem de 2 a 0, mas sofreu o empate após substituições ruins de Zubeldía.
O treinador foi recentemente garantido no cargo pelo diretor Carlos Belmonte, mas o nome de Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil 2023, assombra o argentino. Ele está no time do MorumBis desde 20 de abril de 2024. O São Paulo é o décimo no Nacional e segundo em sua chave na Libertadores.
CUCA
Contratado no início da temporada, o técnico Cuca vive uma forte instabilidade, tanto no Brasileirão, quanto na Copa Sul-Americana. Apesar do título Estadual, o elenco do Atlético-MG não tem performado bem no Nacional. A equipe é a primeira fora da zona de rebaixamento. Derrotas para Grêmio e Santos, outros clubes em crise e sem treinadores, geraram críticas e burburinho sobre o trabalho do treinador. A vitória contra o Botafogo, no último final de semana, deu um respiro ao comandante.
FÁBIO CARILLE
Fábio Carille é outro que chegou no início do ano e convive com forte pressão. O treinador é constantemente criticado pela torcida nos estádios e nas redes sociais. O episódio mais complicado da passagem foi o empate contra o Melgar, na Copa Sul-Americana. Os cariocas abriram uma boa vantagem de 3 a 1, fora de casa, mas foram surpreendidos e sofreram o empate a 10 minutos do fim da partida. Apesar das reclamações, o Vasco não está mal colocado no Brasileirão: é o oitavo e vem de empate no clássico diante do rival Flamengo.
Nono colocado no Brasileirão, o Juventude tem o trabalho do treinador Fábio Matias sob questionamentos. O 6 a 0 para o Flamengo foi um período obscuro para o técnico e seus comandados. Outras questões extracampo, como a acusação de manipulação de resultados ao atacante Ênio, prejudicam o ambiente do time gaúcho. O técnico foi contratado em outubro do ano passado.
PEPA
Desde o ano passado no comando e um dos responsáveis pelo acesso do Sport à elite nacional, o português Pepa vive dias difíceis no Recife. O comandante amarga a lanterna da competição, com apenas um ponto em cinco jogos. No último sábado, a equipe foi derrotada pelo Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena. O confronto com o Fortaleza, na próxima rodada, na Ilha do Retiro, pode ser decisivo para a continuidade do treinador.
Comentários