Qual a diferença entre Copa do Mundo e Mundial de tênis de mesa e qual é mais importante?
Escute essa reportagem
Há cerca de um mês o Brasil vibrou com a conquista de Hugo Calderano na Copa do Mundo de tênis de mesa. Ao derrotar o chinês número 1 do mundo, Lin Shidong, em Macau, na China, o brasileiro de 28 anos se tornou o primeiro não asiático ou europeu a disputar e ganhar a final. Agora, ele se prepara para competir… no Campeonato Mundial! O evento começa neste sábado, 17, e é realizado em Doha, no Catar.
Apesar de ambos os torneios serem organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, sigla em inglês), não se tratam do mesmo troféu. Na comunidade do tênis de mesa, inclusive, o Mundial é a competição de maior prestígio depois dos Jogos Olímpicos.

A primeira edição do Campeonato Mundial aconteceu há quase um século, no ano de 1926, em Londres. Em 1999, na Holanda, o torneio foi disputado pela primeira vez somente na chave simples, e em 2000, na Malásia, por equipes. Em 2001, a ITTF realizou a última edição unificando ambas as disputas, no Japão.
Leia também
Desde 2003 o Mundial é realizado com alternância de formato a cada ano. Se em 2025 a competição ocorre em confrontos individuais e por duplas (masculinas, femininas e mistas), em 2026 o evento será disputado por equipes. Para comemorar o centenário, Londres foi escolhida como sede da edição do ano que vem.
O Mundial é disputado somente no formato mata-mata. Ao todo, 128 atletas duelam na fase 64-avos de final, com três rodadas até as oitavas.
E a Copa do Mundo?
Vencida por Hugo Calderano, a Copa do Mundo é a terceira competição de maior relevância no tênis de mesa, mas não deixa de ser importante. Isso porque ela reúne os principais atletas da modalidade em diferentes países. A primeira edição aconteceu em 1980, em Hong Kong. De lá para cá, o evento é realizado anualmente.
A Copa do Mundo é um torneio individual (masculino e feminino), disputado em fase de grupos e mata-mata. São 48 participantes divididos em 16 grupos de três atletas cada.
Comentários