X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pedro Severino apresenta reflexos e tem atividade cerebral em funcionamento, mas estado é grave


Ouvir

Escute essa reportagem

O atacante Pedro Severino, das categorias de base do Botafogo-SP e emprestado ao Red Bull Bragantino, apresentou reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro, conforme informado pelo Hospital Unimed Ribeirão Preto em boletim divulgado nesta sexta-feira. Após sofrer um acidente de carro na Rodovia Anhanguera, o atleta de 19 foi internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, onde a equipe médica chegou a abrir o processo para confirmação de morte encefálica, interrompido após o paciente ter uma crise de tosse.

Transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital ribeirão-pretano na quinta-feira, Severino passou por uma série de exames de imagem e monitoramento que detectaram a atividade cerebral. “A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave”, observou a assessoria de imprensa do hospital.

O acidente ocorreu na terça-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária, o carro que transportava o jovem atleta bateu na traseira de um caminhão. A colisão aconteceu na região da cidade de Americana (SP). Pedro Castro, de 18 anos, e que também integra as categorias inferiores da equipe de Bragança Paulista, também estava no veículo. Ele sofreu fratura na vértebra cervical e escoriações, mas encontra-se bem e fora de perigo, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso como lesão corporal a direção de veículo automotor. O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial de Americana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o motorista, Aguinaldo Romero Lago, de 57 anos, disse, em depoimento, ter dormido ao volante. Ele e o condutor da carreta passaram por testes de bafômetro, ambos com resultados negativos.

Após o acidente, Pedro Severino foi submetido a uma cirurgia de emergência. O hospital de Americana chegou a abrir o processo para confirmar morte encefálica, mas o protocolo foi interrompido na quarta-feira após o jovem ter uma crise de tosse. Ele é acompanhado pelo médico do Bragantino Ricardo Ansai, referência em neurocirurgia, e sua transferência estava programada assim que a sua condição fosse estável.

Para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares, conforme explicaram em boletim médico os profissionais que cuidam do jogador. O protocolo havia sido aberto às 16h30 de terça-feira.

Filho de Lucas Severino, ex-centroavante que defendeu Athletico-PR e Corinthians, além da seleção brasileira, o garoto pertence ao Botafogo-SP e foi emprestado ao Bragantino neste ano. Ele assinou contrato com o clube de Bragança no sábado, 1º de março.

O clube de Ribeirão Preto retomou treinamentos nesta quinta-feira e promoveu uma roda de oração pelo atacante. O momento reuniu jogadores, comissão técnica e funcionários no gramado do Estádio Santa Cruz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: