X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Paulo Sousa divide romantismo com gênio forte e é pouco reverenciado em Portugal

Saiba mais sobre o novo Mister rubro-negro


Marcou a vida do novo técnico do Flamengo, o português Paulo Sousa, 51, a influência do ex-atacante Tamagnini Manuel Gomes Batista, o Tamagnini Nenê, dirigente das categorias de base do Benfica durante a década de 1980.

Tamagnini é um ídolo local, jogador com mais partidas na história do clube, mas também ficou conhecido por uma fama curiosa: a de que um bom jogador não precisa sujar os calções para brilhar.

A filosofia de um futebol elegante e menos combativo jamais foi esquecida por Sousa enquanto jogador ou treinador.

"Gosto de ver as minhas equipes expressando todo o seu conteúdo romântico ou poético, individual e coletivo", disse em entrevista ao site português Tribuna Expresso, em 2020.

O romantismo como técnico e o estilo clássico enquanto jogador também andam parelhos com sua personalidade. Ex-volante de toque refinado –gostava de ser comparado com Paulo Roberto Falcão–, não são raras as vezes em que protagonizou atitudes polêmicas.

Na passagem pela Fiorentina, entre 2015 e 2017, vivia uma espécie de lua de mel com Florença e com os torcedores do clube quando na primeira temporada, sem grandes nomes, conduziu de forma surpreendente a equipe à liderança do Campeonato Italiano entre a sexta e a 12ª rodada.

Terminou a competição na quinta colocação e com elogiadas atuações por um futebol vistoso naquela temporada, mas, meses depois, romperia com a diretoria do clube por não ser atendido em uma série de pedidos de reforços. Ele chegou a proibir que dirigentes acompanhassem os seus treinamentos.

Situação semelhante à que viveu no Bordeaux, em 2019. Após passagem pelo Tianjin Quanjian, eram recorrentes as reclamações públicas ao presidente Frédéric Longuépée em entrevistas pela ausência de reforços. Ao deixar o clube, chamou o francês de "um gigante adormecido".

O rompimento surpreendente com a seleção polonesa, a três meses do início da disputa da repescagem para a Copa do Mundo, o levou a ser chamado de "desertor" com letras em caixa alta na capa do jornal local Przeglad Sportowy. O presidente da Federação Polonesa (FZPN, na sigla original), Cezary Kulesza, criticou a postura.

Excentricidade e personalidade "Paulo Sousa sempre teve o seu próprio mundo, gostava de ser diferente. Claro que falo de alguém com 19, 20 anos e eu já mais experiente no Benfica. Ele chegava sempre atrasado e, como era um dos capitães, conversava muito com ele sobre isso", conta Rui Águas, ex-companheiro de Benfica, à reportagem.

Águas também trabalhou com Sousa enquanto auxiliar do técnico Artur Jorge na seleção de Portugal entre 1996 e 1997. "Lembro de uma vez em que apareceu sem meiões para treinar, só de chuteira. Já era consagrado. O Artur Jorge ficou doido com ele, mas mostra um pouco de sua excentricidade e personalidade."

Paulo Sousa integra a chamada geração de ouro de Portugal ao lado de nomes como Luís Figo, Rui Costa, Vítor Baía, Paulo Futre e Fernando Couto, campeões mundiais sub-20 sob o comando de Carlos Queiroz em Riade, na Arábia Saudita, em 1989.

Curiosamente, a relação é de distância com o país por uma polêmica escolha em 1993. Em meio a uma grave crise financeira vivida pelo Benfica, optou por sair para o rival Sporting. Até hoje, o ato jamais foi perdoado por benfiquistas.

Imagem ilustrativa da imagem Paulo Sousa divide romantismo com gênio forte e é pouco reverenciado em Portugal
Paulo Sousa foi anunciado oficialmente pelo Flamengo como novo treinador |  Foto: Reprodução Twitter @Flamengo

Um ano depois, Sousa rumou para a Juventus e jamais voltaria para Portugal como jogador. Atuou por Borussia Dortmund, sagrou-se bicampeão da Liga dos Campeões, em 1996 e 1997, mas sofreu considerável queda na carreira, prejudicado por lesões no joelho.

Passou ainda por Inter de Milão, Parma e Panathinaikos antes de um fim precoce no Espanyol, aos 31 anos. Assim que encerrou a carreira, trabalhou na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e passou a ter como objetivo o aperfeiçoamento profissional, visitando clubes e participando de cursos.

Como treinador, iniciou nas categorias de base da seleção portuguesa e, posteriormente, como auxiliar de Luiz Felipe Scolari, mas jamais conseguiu treinar um clube local.

A primeira chance foi no Queens Park Rangers, em 2008. Na Inglaterra, ainda passou por Swansea e Leicester antes de ir para o Videoton FC, atual Fehérvár, da Hungria, onde conquistou seus primeiros títulos.

Rumou ainda para Maccabi Tel Aviv, de Israel, e Basel, da Suíça, até os desafios mais conhecidos e recentes da carreira por Fiorentina, Bordeaux e a seleção polonesa.

Sousa chegou a ser apontado por Patrick Vieira, antigo volante da seleção francesa, como um dos treinadores mais relevantes da França em 2019. Mesmo assim, ainda faltam grandes resultados na carreira. Até aqui, o melhor aproveitamento foi de 63%.

No Flamengo, já pressionado, ele terá a missão de reerguer um time que venceu tudo nas últimas temporadas, mas que sucumbiu nos seus principais desafios em 2021. Personalidade e romantismo não faltarão para isso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: