Nadadora do ES conquista medalha nas Paralimpíadas
Mariana Gesteira, nadadora do Álvares Cabral, conquistou a medalha de bronze na prova dos 100 metros costa, a segunda da sua carreira paralímpica
Escute essa reportagem
Tem natação, tem medalha. No sexto dia de competições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil manteve a escrita e foi ao pódio na terça-feira (03) na piscina La Defense Arena, em Paris. E teve contribuição direta de atletas do Estado.
Mariana Gesteira conquistou a segunda medalha para o Espírito Santo em Paris! A nadadora faturou o bronze na prova dos 100 metros costa (classe S9). O treinador capixaba Leonardo Miglinas acompanha a paratleta na competição pela seleção brasileira.
A americana Christie Raleigh bateu o recorde paralímpico com o tempo de 1min07s91, seguida da espanhola Nuria Soto com 1min09s24. Mariana Gesteira ficou três centésimos atrás, com 1min09s27, e conquistou o bronze.
Na prova, Mari largou bem, chegou a liderar a primeira metade, mas logo depois da virada para os últimos cinquenta metros, a americana acelerou e ultrapassou. Nas últimas braçadas, a briga era pela prata com Nuria Soto. Na batida na borda, a espanhola ficou na frente e fechou em segundo.
Essa é a segunda medalha paralímpica da nadadora. Em 2021, Mariana Gesteira conquistou o bronze nos 100 metros livre na Paralimpíada de Tóquio. Natural de Itaboraí (RJ), Mari Gesteira se mudou para o Espírito Santo para treinar no Clube Álvares Cabral.
Ela chegou em Paris após um ótimo ciclo olímpico, ostentando os títulos de bicampeã mundial nos 50 metros livre e de vice-campeã mundial nos 100 metros livre.
O primeiro pódio capixaba nesta Paralimpíada também veio da natação, com Patrícia Pereira. Na última sexta-feira, ela foi bronze na prova do revezamento 4x50 livre misto.
Mais medalhas
Ainda na piscina, a delegação brasileira conquistou mais um bronze em Paris. Mayara Petzold foi terceira colocada nos 50m borboleta da classe S6 com o tempo de com 37s51. Ouro e prata ficaram com a China, com Yuyan Jiang (35s03) e Doamin Liu(37s10).
Ao todo, o Brasil conquistou ontem 10 pódios (2 ouros, 2 pratas e 6 bronzes). No atletismo, na prova dos 1500 metros, na categoria T11, Yelsin Jacques conquistou o ouro com recorde mundial. E Jerusa Geber levou o ouro nos 100m T11. Com os resultados do dia, a Brasil manteve a quarta colocação, com 14 ouros, 10 pratas e 24 bronzes.
Nos esportes coletivos, o Brasil foi a semifinal do goalball feminino. No futebol de cegos, o Brasil fechou a fase de grupos em primeiro. Na semifinal, o rival será a Argentina.
Comentários