Palmeiras reafirma tradição na Libertadores, enquanto Flamengo pena, e ‘grupo da morte’ embola
Escute essa reportagem
A vitória do Palmeiras sobre o Cerro Porteño mantém o aproveitamento do time alviverde em 100% e garante a classificação para as oitavas em final já na primeira posição do Grupo G da Libertadores com dois jogos de antecedência. Além do feito, o clube reafirma a tradição no torneio em que é tricampeão.
Será a 18ª participação palmeirense nas oitavas de final da Libertadores. O número é um recorde entre clubes brasileiros. Agora, o foco é confirmar a melhor campanha para poder decidir os confrontos de mata-mata em casa.
Único clube que venceu todas as partidas nesta Libertadores, o Palmeiras registrou a melhor campanha da fase de grupos cinco vezes nas últimas sete edições da competição, o que também é um recorde no torneio. Em 2022, o time terminou a fase de grupos com seis vitórias.
Se depender do técnico Abel Ferreira, a tendência é continuar no mesmo ritmo. "Não dá para tirar o pé do acelerador. É continuar a preparar, rodar quem temos, rodar e continuar nesta. Queremos continuar com hábito de ganhar. Isso que vamos continuar a fazer independentemente se já passamos ou não. O próximo jogo é já em três dias (pelo Brasileirão) e não há outra forma", comentou após a partida.
O São Paulo bateu o Alianza Lima na terça-feira e espera pelo resultado de Talleres e Libertad, nesta quinta-feira. Basta que os paraguaios percam para os argentinos, que os são-paulinos carimbam a vaga.
Assim como o Flamengo, o atual campeão Botafogo também está fora da zona de classificação, mas continua com chances. O Fortaleza reagiu no Grupo E, com uma goleada sobre o Colo-Colo.
Fechando os brasileiros no torneio, Internacional e Bahia brigam pelas vagas contra Nacional e Atlético Nacional, no que é considerado o “grupo da morte” da Libertadores pelo equilíbrio da chave.
Os baianos lideram com sete pontos, mesmo após perder, por 3 a 1, para os uruguaios (que têm quatro). A situação pode mudar a partir do resultado entre gaúchos (cinco pontos) e colombianos (três), que se enfrentam na noite desta quinta-feira, em Medellín.
Cruzeiro vai de finalista em 2024 a eliminado com antecedência
Após jogar a final da Copa Sul-Americana em 2024, contra o Racing, o Cruzeiro foi outro na competição nesta temporada. Somente na quarta rodada o time mineiro conquistou o primeiro ponto, ao empatar contra a sensação Mushuc Runa, do Equador.
O empate, porém, confirmou a eliminação dos cruzeirenses, que haviam perdido os três primeiros duelos. Agora, a equipe dedica o restante da temporada apenas ao Campeonato Brasileiro, em que é quarto colocado no momento, e à Copa do Brasil, pela qual venceu o Vila Nova, por 2 a 0, no primeiro jogo da terceira fase.
A expectativa é não jogar a Sul-Americana em 2026. “É uma experiência que o Cruzeiro não pode jogar essa competição. Nós não podemos jogar essa competição no futuro, e acho que os cruzeirenses também não querem jogar essa competição. Queremos jogar outra competição, a competição em que jogam os melhores (Libertadores)”, declarou o técnico Leonardo Jardim após a queda do clube.
O Vasco viveu um fato inédito pela Sul-Americana, ao perder pela primeira vez para uma equipe venezuelana em um jogo oficial. A goleada por 4 a 1 para o Puerto Cabello não tirou o time da zona de classificação, ainda que ligue alerta para o time, que ainda negocia para ter um novo técnico.
O Corinthians não depende mais apenas de si para se classificar e precisa secar rivais. Já o Vitória, mesmo fora da zona de classificação, ainda tem chances de buscar uma vaga no playoff.
O Grêmio, após empatar contra o Atlético Grau, no Peru, ficou com oito pontos, dois atrás do Godoy Cruz. Um confronto direto, na próxima rodada, pode mudar a configuração do grupo, ou confirmar a vaga direta nas oitavas para os argentinos.
O Fluminense joga nesta quinta-feira, contra o São José, em Oruro, na Bolívia. Se vencer, o time carioca assume a liderança do Grupo F.
O Atlético-MG também fecha a participação dos brasileiros nesta rodada. O adversário é o Deportes Iquique, no Chile. O time mineiro tem cinco pontos, mesma pontuação que o Caracas, que enfrenta o Cienciano também nesta quinta-feira.
Comentários