X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras pode superar em vitórias o que o Corinthians tem de jogos pela Libertadores


Ouvir

Escute essa reportagem

A estreia do Palmeiras na Copa Libertadores, nesta quarta-feira, no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, às 21h30, diante do San Lorenzo, tem um elemento que acirra a rivalidade com o Corinthians. O time de Abel Ferreira, se vencer, se aproxima de ter mais vitórias pela competição do que o rival tem de jogos no torneio. Nesta temporada, o time treinado por António Oliveira disputa a Copa Sul-Americana, pela qual estreou com empate contra o Racing-URU.

Ao todo, o Corinthians tem 138 jogos em 17 participações na Libertadores. São 68 vitórias, 33 empates e 37 derrotas. O momento em que o clube mais participou do torneio foi na década de 2010, quando disputou sete edições. Em uma delas, em 2012, o clube sagrou-se campeão invicto.

Já o Palmeiras jogou a Copa Libertadores 24 vezes. São 234 jogos, 132 vitórias, 46 empates e 56 derrotas. O clube vive a década mais marcante no torneio, com os títulos seguidos em 2020 e 2021, somando à conquista de 1999. Caso a equipe vença seis jogos nesta edição, o número de confrontos ganhos supera a quantidade de partidas do rival.

A história de Corinthians e Palmeiras na Libertadores, contudo, não se limita à comparação de números. Os clubes já se enfrentaram em duas edições do torneio e em três fases diferentes. Neste aspecto, o equilíbrio domina: são três vitórias para cada lado. O Palmeiras, porém, se dá melhor no quesito classificação e já eliminou o rival duas vezes.

A primeira vez que os times se encontraram foi na fase de grupos de 1999. O Palmeiras venceu o primeiro jogo por 1 a 0, mas perdeu o segundo por 2 a 1. As equipes voltaram a duelar nas quartas de final daquela edição, com uma vitória palmeirense na ida por 2 a 0. O Corinthians devolveu o placar no jogo de volta, mas perdeu nos pênaltis, com a consagração do goleiro Marcos.

O novo encontro foi logo no ano seguinte e ainda mais emocionante, já que se tratava da semifinal da Libertadores. O Corinthians havia sido campeão mundial no começo de 2000 e contava com Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edilson e Luizão. Comandados por Oswaldo de Oliveira, eles venceram a primeira partida por 4 a 3.

Do outro lado, o copeiro esquadrão palmeirense sob comando de Luiz Felipe Scolari igualou o placar agregado com vitória por 3 a 2 na volta. Novamente nos pênaltis, Marcos foi principal nome e levou o Palmeiras para a final, vencida pelo Boca Juniors. A equipe alviverde voltou a uma final somente em 2020. Já o Corinthians chegou em uma decisão uma única vez, quando foi campeão, em 2012.

O Palmeiras é recordista de vitórias na Libertadores, com 132 triunfos. Derrotado por 1 a 0 pelo Santos no primeiro jogo da final do Paulistão, o Palmeiras terá um time alternativo na estreia desta quarta-feira. Adversário desta quarta-feira, o San Lorenzo não contará com o treinador Rubén Darío Insua no banco de reservas, já que ele está suspenso pela expulsão recebida em duelo com o São Paulo no ano passado, pela Copa Sul-Americana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: