X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras perde desempenho em mata-matas e clássicos e expõe má fase sob Abel Ferreira


Ouvir

Escute essa reportagem

A perda do título do Paulistão para o Corinthians, concretizada após derrota por 1 a 0 no Allianz Parque e empate sem gols na Neo Química Arena, evidenciou o declínio do Palmeiras em mata-matas e clássicos sob o comando do técnico Abel Ferreira. O aproveitamento em 2025, dentro desse recorte, é de 57,14%, com sete vitórias, três empates e uma derrota em sete jogos, o que corresponde, 12 pontos conquistados de 21 disputados.

Desde que Abel chegou ao clube, o pior desempenho em jogos de torneios eliminatórios e contra rivais foi em 2024, ano em que o Palmeiras conquistou 53 de 102 pontos disputados e teve 51,96% de aproveitamento. Foram 34 jogos, 14 vitórias, 11 empates e nove derrotas.

Os melhores números são de 2020. Ele chegou em outubro, durante a pandemia de covid-19 e suas alterações de calendário, para somar 71,69% de aproveitamento ao somar oito vitórias, quatro derrotas e um empate em 13 jogos - 28 pontos obtidos de 39 disputados.

Imagem ilustrativa da imagem Palmeiras perde desempenho em mata-matas e clássicos e expõe má fase sob Abel Ferreira
Abel Ferreira perdeu o título paulista para o Corinthians. Foto: Alex Silva/Estadão

Em 2021, ano em que foram disputadas as finais da Libertadores e da Copa do Brasil do ano anterior, por causa da pandemia, ambos os títulos foram vencidos pelo Palmeiras, que ainda faturou o torneio continental da temporada 2021. O calendário incomum não serviu para inflar os números de Abel e mata-matas e clássicos, como mostram os 52,38% de aproveitamento deste ano.

Se levado em conta apenas anos completos, o melhor em termos de desempenho contra rivais e em torneios eliminatórias é o de 2022: 68,47%, com 37 jogos, 22 vitórias, 10 empates e 5 derrotas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: