Palmeiras ironiza Mundial do Corinthians ao citar vaga em torneio da Fifa: ‘Esse não é de verão’
Escute essa reportagem
Esse torneio não é de verão, o #MaiorCampeãoDoBrasil está com ???????????? ???????????????? para o Mundial de Clubes da FIFA
— Avanti Palmeiras (@avantipalmeiras) April 25, 2025
Garanta o seu pacote para ver o Verdão nos EUA pela Palmeiras Viagens ?https://t.co/bcPFN8WHRY #OPoderDoAvanti #PalmeirasViagens… pic.twitter.com/Vwq55BjbFU
O Palmeiras não deixou barato e rebateu a “indireta” do Corinthians, que desdenhou da Copa Rio de 1951 conquistada pelo rival ao divulgar a prévia da nova camisa alvinegra, cuja inspiração é o uniforme usado no título do Mundial de Clubes de 2000. A resposta veio em uma publicação repleta de provocações.
“Esse torneio não é de verão, o #MaiorCampeãoDoBrasil está com ???????????? ???????????????? para o Mundial de Clubes da Fifa”, escreveu a conta oficial do Avanti, programa de sócio-torcedor do Palmeiras, ao anunciar no X (antigo Twitter) pacotes de viagem para quem deseja ver o time alviverde nos Estados Unidos no Mundial deste ano.
Dizer que o Mundial de 2000 foi um “torneio de verão” é uma maneira de os palmeirenses provocarem os torcedores corintianos, afirmando que a competição organizada pela Fifa não teve a mesma relevância de outras edições. O campeonato foi realizado no Brasil à época e contou com a presença dos europeus Real Madrid e Manchester United. O título veio nos pênaltis em final com o Vasco, no Maracanã.
O termo em negrito é uma referência a uma frase do jornalista Fábio Sormani. O profissional ironizou o Corinthians certa vez ao dizer que o clube “apresenta o crachá na Conmebol e dá acesso negado”, citando uma suposta falta de tradição do time em competições internacionais.
O post inclui uma montagem com a frase “não chegou” em letras garrafais, se referindo a ausência do Corinthians no torneio da Fifa, que será realizado em junho e contará também com Flamengo, Fluminense e Botafogo. Já o termo em negrito é uma
A imagem mostra também um fax simulando um convite da Fifa para o Mundial saindo da Neo Química Arena. A arquitetura do estádio em Itaquera é motivo de gozação por parte dos rivais, que afirmam ser parecido com uma impressora. O texto sugere ainda que o Corinthians tem o clube palmeirense como “obsessão”.
As provocações tiveram início nesta sexta-feira. Mais cedo, o Corinthians divulgou um vídeo com a imagem de uma taça, em alusão ao Mundial de Clubes, saindo de uma máquina de fax. Na sequência, surge a frase: “O primeiro Mundial de um time brasileiro não chegou assim.” O vídeo é uma referência à provocação de torcedores rivais com o Palmeiras, que buscam o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como um título mundial. O time, inclusive, ostenta uma estrela vermelha acima de seu escudo no uniforme, em alusão a esta conquista.
Em 2007, a diretoria alviverde alegou ter recebido um fax da Fifa, reconhecendo a conquista com o caráter de Mundial de Clubes. Na ocasião, a equipe contou com ajuda da CBF e políticos brasileiros, que fizeram apelos ao então presidente Joseph Blatter. Oficialmente, no entanto, a Fifa nunca conferiu esse status à Copa Rio. E por isso, a partir deste dia, a expressão “Mundial por fax” se integrou ao vocabulário do torcedor brasileiro.
Comentários