X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras ironiza Mundial do Corinthians ao citar vaga em torneio da Fifa: ‘Esse não é de verão’


Ouvir

Escute essa reportagem

O Palmeiras não deixou barato e rebateu a “indireta” do Corinthians, que desdenhou da Copa Rio de 1951 conquistada pelo rival ao divulgar a prévia da nova camisa alvinegra, cuja inspiração é o uniforme usado no título do Mundial de Clubes de 2000. A resposta veio em uma publicação repleta de provocações.

“Esse torneio não é de verão, o #MaiorCampeãoDoBrasil está com ???????????? ???????????????? para o Mundial de Clubes da Fifa”, escreveu a conta oficial do Avanti, programa de sócio-torcedor do Palmeiras, ao anunciar no X (antigo Twitter) pacotes de viagem para quem deseja ver o time alviverde nos Estados Unidos no Mundial deste ano.

Dizer que o Mundial de 2000 foi um “torneio de verão” é uma maneira de os palmeirenses provocarem os torcedores corintianos, afirmando que a competição organizada pela Fifa não teve a mesma relevância de outras edições. O campeonato foi realizado no Brasil à época e contou com a presença dos europeus Real Madrid e Manchester United. O título veio nos pênaltis em final com o Vasco, no Maracanã.

O termo em negrito é uma referência a uma frase do jornalista Fábio Sormani. O profissional ironizou o Corinthians certa vez ao dizer que o clube “apresenta o crachá na Conmebol e dá acesso negado”, citando uma suposta falta de tradição do time em competições internacionais.

O post inclui uma montagem com a frase “não chegou” em letras garrafais, se referindo a ausência do Corinthians no torneio da Fifa, que será realizado em junho e contará também com Flamengo, Fluminense e Botafogo. Já o termo em negrito é uma

A imagem mostra também um fax simulando um convite da Fifa para o Mundial saindo da Neo Química Arena. A arquitetura do estádio em Itaquera é motivo de gozação por parte dos rivais, que afirmam ser parecido com uma impressora. O texto sugere ainda que o Corinthians tem o clube palmeirense como “obsessão”.

As provocações tiveram início nesta sexta-feira. Mais cedo, o Corinthians divulgou um vídeo com a imagem de uma taça, em alusão ao Mundial de Clubes, saindo de uma máquina de fax. Na sequência, surge a frase: “O primeiro Mundial de um time brasileiro não chegou assim.” O vídeo é uma referência à provocação de torcedores rivais com o Palmeiras, que buscam o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como um título mundial. O time, inclusive, ostenta uma estrela vermelha acima de seu escudo no uniforme, em alusão a esta conquista.

Em 2007, a diretoria alviverde alegou ter recebido um fax da Fifa, reconhecendo a conquista com o caráter de Mundial de Clubes. Na ocasião, a equipe contou com ajuda da CBF e políticos brasileiros, que fizeram apelos ao então presidente Joseph Blatter. Oficialmente, no entanto, a Fifa nunca conferiu esse status à Copa Rio. E por isso, a partir deste dia, a expressão “Mundial por fax” se integrou ao vocabulário do torcedor brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: