X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras depende de ‘ajuda’ do São Paulo para se classificar no Paulistão; veja cenários


Ouvir

Escute essa reportagem

O Palmeiras empatou em casa com o São Paulo neste domingo, 16, em Choque Rei válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista de 2025, e segue em situação complicada para avançar às quartas de final do torneio. Com o empate, o alviverde estacionou na terceira colocação do Grupo D e não depende mais apenas de si mesmo para se classificar e buscar o tetra consecutivo. Inclusive, pode ser ajudado - ou atrapalhado - pelo tricolor.

O ‘sufoco’ da equipe de Abel Ferreira se dá por conta das pontuações de São Bernardo, que lidera a chave, e a Ponte Preta, em segundo lugar. O time do ABC paulista tem 22 pontos, a alvinegra de Campinas tem 19 e o Palmeiras tem 17. Como os times dos mesmos grupos não se enfrentam no estadual, precisa ganhar os dois últimos compromissos, contra Botafogo-SP e Mirassol, e torcer por maus resultados dos adversários.

O São Bernardo já pode, inclusive, garantir a ponta do Grupo D na próxima rodada. Um simples triunfo contra a Portuguesa no Canindé será o suficiente por ter três pontos de vantagem e duas vitórias a mais que a Ponte Preta. Esta, no entanto, tem jogos complicados à frente: enfrenta o São Paulo no Morumbi e o Red Bull Bragantino no Moisés Lucarelli. Por ter um menor saldo de gols, perde no critério de desempate caso o Palmeiras a alcance em pontos, mas avança se vencer as duas partidas.

Isso significa que a Ponte Preta não pode se dar o luxo de tropeçar, pois mesmo se vencer o jogo em casa e empatar com o São Paulo, dependeria de tirar uma diferença de três gols no saldo caso o alviverde fique 100% nas rodadas derradeiras. E se for derrotada, teria um problema maior para resolver, já que seria ultrapassada em pontos.

Em suma, se o Palmeiras bater o Botafogo-SP e a alvinegra não derrotar o tricolor, o atual tricampeão sobe ao segundo lugar e volta a depender somente de si mesmo pela classificação. Outro cenário possível é ambos os jogos terminarem em empate e, assim, a situação se repetiria na última rodada, mas com a Ponte Preta jogando em casa dessa vez e o Palmeiras fora, em Mirassol.

Confira a classificação do Grupo D do Campeonato Paulista na 10ª rodada:

  1. São Bernardo - 22 pontos
  2. Ponte Preta - 19 pontos
  3. Palmeiras - 17 pontos
  4. Velo Clube - 9 pontos

Próximos jogos do São Bernardo: Portuguesa (fora) e São Paulo (casa).

Próximos jogos da Ponte Preta: São Paulo (fora) e Red Bull Bragantino (casa).

Próximos jogos do Palmeiras: Botafogo-SP (casa) e Mirassol (fora).

Próximos jogos do Velo Clube: Guarani (fora) e Água Santa (casa).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: